sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vexame internacional




 Poucas vezes senti tamanha vergonha de torcer por meu time de coração como na noite da última quarta-feira, no Engenhão. Os quase quatro mil torcedores que pagaram para assistir à partida entre Flamengo e Universidad de Chile presenciaram uma das atuações mais vergonhosas da história do rubro-negro. A goleada por 4x0 para o algoz da Libertadores de 2010 acabou saindo barata para a equipe comandada por Luxemburgo, que merecia um revés ainda mais humilhante.

Claramente despreparada para disputar uma partida sul-americana, a equipe rubro-negra mostrou toda sua soberba e desfilou um futebol medíocre diante de um adversário bem preparado e que não tomou conhecimento do hexacampeão brasileiro. Quem foi ao estádio apoiar o Flamengo viu um bando em campo, um desinteresse flagrante que chamou a atenção até dos torcedores rivais, incrédulos com tamanha facilidade encontrada pela La U durante o jogo.



Dos que “entraram” em campo – porque alguns pareciam jogar uma pelada de fim de ano –, destaques negativos para três em especial. Galhardo, Welinton e Júnior César erraram praticamente tudo que tentaram durante a partida. Atuações bisonhas de um time sem brio, sem força, sem nada. Por último, mas não menos importante, não há como deixar de falar da entrada criminosa do truculento Airton sobre o zagueiro Osvaldo Gonzalez. Difícil saber o que passa na cabeça de um jogador que até demonstra potencial, mas insiste em não usar o intelecto ao entrar em campo.

Mais do que a eliminação nas 8ª de final da Copa Sul-americana – que garante vaga direta para a Libertadores ao campeão –, o vexame diante de sua torcida deixou uma marca triste nesse grupo comandado por Vanderlei Luxemburgo. Perder uma partida, jogar pior que o adversário ou até ser goleado, fazem parte do espetáculo. É inerente ao esporte. Mas há derrotas e derrotas. E a da última quarta-feira vai ser difícil de ser digerida pela torcida rubro-negra. Mancharam a instituição. Como diria um antigo chefe meu, “vão ter que capinar sentados”.

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.