quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Gota D’Água

O episódio da última terça-feira envolvendo a família Assis foi a gota d’água da paciência da torcida com o “astro” Ronaldinho. A decisão do irmão e empresário do “craque” de pegar produtos licenciados com alegação de que “O Flamengo não paga meu irmão, também não vou pagar nada” é gravíssima.

Assis e Ronaldinho causam nojo na torcida do Flamengo
Dentro do ponto de vista jurídico, Assis poderia ter sido até preso. A decisão tomada pelo clube, entretanto, foi diferente. Os funcionários da loja, já envolvidos na confusão, nada poderiam fazer. Chamar a polícia seria praticamente assinar sua própria carta de demissão em um clube onde a política interna é mais forte que as leis federais. Até onde eu sei, tomar posse de algo que não é seu, sem permissão, é crime. Por isso, os funcionários decidiram chamar o Michel Levy, que, sempre ele, mascara e contorna a situação dentro do Flamengo. Mais uma vez, nossa presidente não deu um pronunciamento sequer, por enquanto.

Enquanto isso, R10 faz o que quer no Flamengo. Ver um treino dele é coisa rara. Disputa só rachão e olhe lá. O último bom jogo foi contra o Lanús? Depende do ponto de vista. Ao meu ver, foi no primeiro turno do Brasileirão-11.

Dentro do futebol, R10 parece sozinho. Joel Santana, cansado de perguntas sobre o jogador, já perdeu a paciência com o futebol apresentado e os problemas constantes. O Zinho, que mal chegou, também. Exige comprometimento, e está mais que certo. E o que temos em troca é R10 chegando alcoolizado ao treino, às 9h da manhã. Versão obviamente negada pelo clube. Mas como todos vocês já perceberam, nós, bobos torcedores, só sabemos de informações através da imprensa! E, plantadas ou não, acabamos acreditando. A desconfiança com a presidência e com o time é tamanha que se sair na imprensa que o clube está contratando o Messi, nós talvez acreditamos. É impossível saber o que esperar dessa diretoria que dá show de amadorismo e não tem comando algum sobre nada que acontece dentro do clube.

O que hoje falta é diretoria, comissão técnica, jogadores e torcida unidas. Falta comunicação honesta entre as partes. Hoje, estão todos reféns de um único jogador com prestígio ultrapassado. Recomendo o texto do Pablo dos Anjos, pra quem ainda não leu e entender melhor a situação.

O Mengão é o time de maior torcida do Brasil e precisa honrar esse fato, como um todo. Afinal, como um certo alguém disse uma vez, “Flamengo é Flamengo” e ponto final.
Leia Mais ►

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Flamengo x Internacional -Aquecimento

Por Náyra Menezes Vieira


No último jogo vimos que as “férias” melhoraram a condição física dos jogadores, porém piorou o que já estava ruim em termos técnicos e táticos. Na defesa vimos Paulo Vitor se sobressair, Léo Moura não conseguia chegar a tempo de atacar e voltar a tempo de defender, Gonzáles e Wellinton toda hora no mano a mano ou perdidos sem saber a quem cobrir, Magal não conseguiu se achar em campo e defende muito mal, Rômulo é lento, subia demais e não conseguia voltar, o que obrigava Bottinelli a se despencar para marcar e roubar a bola, Luiz teve atuação discreta, porém segura, Ronaldinho tentou se movimentar, mas muito marcado resolveu ir dormir na ponta esquerda, Kleberson como de costume só jogou 15 minutos, no restante do tempo dormiu na ponta direita, enquanto isso Love era uma ilha cercado por um mar de marcadores e novamente perdeu alguns gols. No segundo tempo Deivid voltou a entrar bem e dar mais movimentação ao ataque, despertando os sonolentos Kleberson e Ronaldinho, já Amaral foi tão nulo quanto Rômulo e isso nos provocou vários sustos já que o guerreiro Bottinelli havia saído.

Sábado teremos 3 mudanças no time, Magal e Rômulo estão no departamento médico e Airton liberado para jogar, assim como Ibson apresentado na segunda-feira, de modo que Airton será o 1° volante, Ibson entrará no lugar de Bottinelli e Wellington Silva será improvisado na lateral esquerda. Essas mudanças e a continuidade da falta de treinamento –Joel mais uma vez aplicou coletivo e ficou só olhando de longe –deixarão o time como na figura abaixo:


Clique na imagem para ampliar


Muitos vão dizer: “Mas com o que temos é isso ou nada” ou “Eu colocaria Deivid no lugar do Ronaldinho” ou ainda “Tiraria Kleberson e poria Deivid” e ainda há quem diga “Preferia Ibson no lugar de Luiz Antônio”. Não concordo com nada disso e muito menos acho que Joel teria que fazer milagre para melhorar o time sem reforços, ainda aproveitaria a saída do lateral esquerdo e volta do Airton para fazer um 3-4-3 como na foto abaixo:


Com esse time teríamos as seguintes formações para ataque e defesa, onde as setas azuis são os caminhos de ataque e as pretas de defesa. A formação do Internacional é a usada nos treinos e para sábado a única provável mudança é Moledo no lugar de Jackson.


Nessa imagem vemos que o Flamengo teria 3 jogadores habilidosos aptos a fazer gol no ataque, porém Ronaldinho e Devid ainda poderiam centralizar e armar a jogada ao lado dos volantes centrais, Luiz e Bottinelli faria a ultrapassagem pelas laterais, podendo trocar de posição com Muralha e Ibson. Sendo que os 3 zagueiros não subiriam muito e estariam aptos a segurar um contra-ataque, tendo um zagueiro para cada lateral e o Airton para o meio.

(FlaxInt-Id3)
Como Guiñazu e Elton são volantes de marcação e o último será carrapato do Ronaldinho, o próprio e Love poderiam recuar menos e puxar os contra-ataques. Porém como no meio todos tem boa saída de bola e sabem inclusive fazer bons lançamentos, qualquer um poderia surpreender o adversário.

As principais vantagens desse esquema é que além de um meio qualificado e leve, teríamos 3 jogadores de frente prendendo no mínimo 4 jogadores adversários e dificultando a marcação, no mesmo passo que teríamos uma marcação melhor porque o meio é rápido e jovem, iria recompor com mais propriedade, e Deivid e Love voltam para marcar o jogo todo. Após os 20 do segundo tempo entrariam em caso de vantagem no placar Kleberson no lugar de R10 e Léo Moura no lugar de Bottinelli, no caso de desvantagem Diego Maurício no lugar de R10 e Lucas no lugar de Deivid.

Para finalizar, independente do time escalado por Joel, fiquem de olho em Dátolo e Fred! O primeiro é polivalente e além de marcar bem, ainda aparece como o homem que vem de trás e chuta forte e na direção do gol, já Fred é novo e vai estrear, mas mandou muito bem nos treinamentos e parece talentoso!



Se alguém tiver em mente um esquema melhor ou quiser dar pitaco no que sugeri, fica à-vontade e comenta aí embaixo que a gente discute nos próximos posts!

Saudações Rubro-Negras

Leia Mais ►

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O maior reforço

Futebol está longe de ser uma ciência exata, fácil de explicar. Muitos fatores podem determinar o bom ou o mau rendimento de uma equipe. Inúmeros detalhes que tornam um time campeão, ou que levam um grupo ao fracasso. No Flamengo atual, falta de tudo um pouco. E a solução não parece estar próxima.

Alguns fatores são inegáveis para explicar o momento delicado que vive o Mais Querido. De um time sem comando técnico - Joel me parece ultrapassado - a um astro sem estrela - Ronaldinho sucumbiu ao descaso -, o Flamengo dentro das quatro linhas é um retrato fiel de sua admistração. Dirigentes focados no interesse próprio e alheios aos desejos daqueles que impulsionam o Flamengo rumo às vitórias. Sim, a torcida foi deixada de lado, e comprada ou cansada, parece sem forças para ajudar o gigante a se reerguer.

Soma-se a isso a falta flagrante de jogadores de qualidade num elenco fraco e fragilizado. Falar que um time que conta com Ronaldinho, Vagner Love, Leo Moura, entre outros, é ruim, soa estranho, num primeiro momento. Mas o maior problema desse Flamengo, no meu ponto de vista, é a falta de postura, de comprometimento. E neste caso específico, um reforço precisa vir de dentro para fora. Não há Messi que dê jeito num time rachado, sem brio, sem tesão, como o rubro-negro. E que tem em seu capitão,  o maior exemplo de desinteresse e falta de empenho em campo.

Não vejo outra forma de mudar a situação senão o protesto. Passou da hora de a torcida tomar as rédeas da situação e mostrar toda sua indignação com a indolência desse time, que mais parece um bando, que nem de longe representa o maior clube do Brasil. O Flamengo é o que é por conta de sua torcida, pela força que ela exerce - ou exercia. Chega de rabo preso! Chega de panos quentes! Não há "privilégios" ou "mimos" que acalmem o coração do apaixonado torcedor rubro-negro.

Estou envergonhado com o atual momento da instituição. Não foi para esse Flamengo que meu avô me ensinou a amar e a torcer. Aquele, de glórias e orgulho, parece estar adormecido, muito por conta de dirigentes safados, mas também pela falta de união da torcida, que enche o peito para dizer que faz a diferença, mas que há tempos não demonstra esse poder. Esse é o meu sentimento. Um desejo genuíno, que até pode parecer utópico, mas vem do coração. Ainda dá tempo, mas o relógio não para.

Pablo dos Anjos
@PabloWSC
Leia Mais ►
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.