quinta-feira, 14 de junho de 2012

Caminho certo?


 Por Náyra M. Vieira

Antes do jogo contra o Coritiba todos achavam que sabiam a escalação do Flamengo, mas como é comum nesta passagem do Joel pelo clube, a escalação foi mudada em cima da hora, sem aviso prévio, o próprio Léo Moura que haviam noticiado estar liberado para jogar, não jogou.
Assim, o que além dos nomes mudou no jogo? Não é de gora que digo que do mesmo jeito que Ronaldinho só jogava 15 minutos, Kleberson também o faz, Renato e Léo Moura nem isto, são simplesmente peças nulas que erram tudo o que tentam e ainda não ocupam os espaços que deveriam. Então, se antes entravamos em campo com - 3 jogadores, no último jogo entramos com apenas -1. Wellington Silva e Luiz Antônio deram outra dinâmica ao time como explicarei abaixo.
-Defesa antes: Os zagueiros vinham muito expostos, a entrada de Airton melhorou um pouco isto, porém Magal não é bom marcador e Léo Moura quando raramente está marcando, não oferece qualquer perigo ao adversário, até mesmo vira de lado para lhe dar mais ângulo para chutar ou cruzar. Renato (Ronaldinho quando estava no time) e Kleberson são peças quase nulas na marcação, não tem perna pra acompanhar as jogadas e não sabem se posicionar bem, assim andava sobrando para Bottinelli e depois Ibson, que o substituiu, marcar por ele e pelos outros, assim o adversário sempre chegava com mais 2 companheiros para fazer tabelas, triangulações e confundir a marcação dos zagueiros.
-Defesa depois: Marllon e Wellinton raramente ficaram frente a frente e sozinhos com 2 adversários, havia sempre alguém para dar cobertura. Wellington S. subia ao ataque e rapidamente voltava para dar combate, enquanto Luiz A. acompanhava o meia que descia por ali e ajudava na marcação pelo lado direito, o qual ficou tão bem defensivamente que o atacante adversário que tentava sempre cair por ali não produziu nada! Se o técnico do Coritiba houvesse instruído Everton Costa a cair pela esquerda, certamente nossa defesa teria muito mais trabalho, porque Magal não marca bem e, apesar do apoio de Airton por ali, Renato não ajudava na marcação, o que permitiu ao Ayrton (lateral adversário) fazer o que quis por lá.
-Ataque antes: Magal sobe bem, mas não tem como jogar com Renato, que é incapaz de fazer uma tabela ou triangulação, sempre centraliza o jogo ou prende demais a bola, fora os muitos erros de passe. Léo Moura sobe sempre atrasado e há meses não acerta um cruzamento, fora a jogadinha manjada de entrar em diagonal que o faz perder muitas bolas. Ibson é o único que tenta criar, mas não é a dele, e Love acaba ficando sozinho para se virar no meio de um monte de adversários.
-Ataque depois: Wellington S. sobe muito bem, faz ótimos cruzamentos, mas infelizmente não estavam dando muitas bolas pra ele, estão centralizando muito com Ibson ainda. Luiz A. sempre arma bem, aparece muito bem vindo de trás e tem bom poder de finalização, é tranquilamente 3° homem de meio campo. Love não esteve mais tão sozinho no ataque, porém a melhor companhia não é Diego Maurício que pouco rendeu.
Hoje é divulgado que Léo Moura deve voltar após a lesão, de modo que o time provável será: Paulo Victor, Léo Moura, Marllon, Marcos González e Magal; Airton, Renato, Luiz Antonio e Ibson; Diego Maurício e Vagner Love. Com a volta de Léo M. voltamos a ter uma avenida do lado direito, Gonzáles voltará a ter problemas na marcação por ali, porque Luiz A. não pode dar conta sozinho e seu forte não é marcação, a entrada de Marllon melhora o lado esquerdo, mas não fará milagres com Magal e Renato deixando o grosso nas costas de Airton. Diego Maurício é aquele jogador que entra no 2° tempo quando você precisa de contra-ataque, não um jogador para iniciar.
Fomos agraciados com boatos de que Alvim, Léo M. e Wellinton sairiam do Flamengo e Cáceres pode chegar semana que vem. Pelos boatos, Léo pode ir pro Cruzeiro e, talvez - em hipótese quase delirante pra mim – possa vir Montillo, talvez uma troca com algum dinheiro a mais do Flamengo. Já Wellinton vi gente falando que poderia ser Grêmio, mas acho difícil, de todo jeito uma eventual venda pode explicar o porquê do jogador está fora do time, lembrem-se do limite de 7 jogos. Alvim terá o contrato rescindido e já vai tarde. Cáceres será bem vindo, o problema todo é se vai jogar e no lugar de quem.
Em minha opinião o Joel já está fora do Flamengo, vão mantê-lo até a 8ª rodada que é quando termina a Libertadores e alguns técnicos de ponta poderão estar à disposição como o Sampaoli e –bate na madeira –Tite. Assim a direção, lê-se Zinho, deve estar “escalando” alguns jogadores, fazendo certa pressão para que alguns jovens sejam escalados, como Marllon, Luiz e Diego. Nessa linha Thomás e/ou Adryan deve(m) estar no banco e entrar no 2° tempo.
Joel, se confirmado as saídas e chegadas acima, deve jogar com: Paulo V.; Wellington S., Gonzáles, Marllon, Renato; Airton, Cáceres, Luiz A., Ibson; Diego M. e Love. Se Montillo vier, entraria no lugar de Diego e veríamos novamente o esquema de 1 atacante.
O time que eu escalaria, para esse fim de semana segue o que venho falando dos 3 zagueiros para dar maior consistência defensiva: Paulo V.; Airton, Gonzáles, Marllon; Muralha, Luiz A., Ibson, Bottinelli, Thomás; Hernane e Love. Se confirmando as chegadas e partidas, sairia Bottinelli para a entrada de Cáceres e, caso viesse Montillo entraria no lugar de Thomás, meu atacante titular é Deivid. Alguns jovens que merecem chances de entrar aos poucos no 2° tempo, dependendo da situação de jogo: Frauches (zagueiro), Adryan (meia) e Lucas (atacante).
SRN


Leia Mais ►
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.