sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Especial: Estreias no Carioca

Coluna do Bruno da Silva - @brunosilv4

O Flamengo estreia neste sábado no Campeonato Carioca. A partida será às 19h30 contra o Bonsucesso, no Engenhão. O Rubro-Negro entra em campo tentando espantar a crise, que corre nos bastidores. Mas os problemas extra-campo não serão o foco deste texto. Hoje eu estou aqui para comentar sobre as estreias do Fla no Estadual.

A PRIMEIRA VEZ
O Campeonato Carioca começou a ser disputado em 1906, mas o Flamengo só viria a participar em 1912, com a fundação do futebol no clube. Além de ser a primeira estreia do Fla em estaduais, também foi a primeira partida da história rubro-negra. E não poderia ter sido melhor.


"Em 3 de maio de 1912, o Flamengo estreava no Campeonato Carioca de Futebol, no campo do América FC. O adversário era o Mangueira, time formado pelos trabalhadores da fábrica de chapéus Mangueira. Em sua primeira participação, o Flamengo conseguiu um placar que já mostrava a capacidade do time: 16 a 2. O time jogou com Baena, Píndaro e Nery; Curiol, Gilberto e Galo; Bahiano, Arnaldo e Amarante; Gustavo de Carvalho e Borghert".

O primeiro gol da história do Fla foi marcado pelo ponta direita Gustavo de Carvalho. Ele ainda marcou outros quatro tentos no confronto. Os outros gols foram anotados por Arnaldo (4), Amarante (4), Borgerth (2) e Galo.
O Fla anotou mais 49 gols, totalizando 65, e terminou a competição em segundo lugar, com 22 pontos, dois a menos que o Paissandu, campeão daquele ano.

1914: ANO DO PRIMEIRO TÍTULO
Em 1914 o Flamengo conquistou seu primeiro título estadual - o primeiro do futebol no clube. Em 10 de maio daquele ano, o Fla estreou contra o Rio Cricket, vencendo por 3 a 0. Jogaram a partida Baena, Gilberto, Nery, Ângelo, Amarante, Galo, Bahiano, Joca, Zé Pedro, Riemer e Raul. Os gols foram marcados por Amarante (2) e Riemer.
Justificar
FLA x BONSUCESSO
Flamengo e Bonsucesso fizeram seu primeiro confronto em 1929. Coincidentemente, era a partida de estréia do Estadual. Jogando no estádio Rua Paysandu, as duas equipes não saíram do empate. O score final ficou em 3 a 3. Os tentos rubro-negros foram anotados por Angenor, Helcio e Chagas.
A maior vitória do Flamengo sobre o Bonsucesso foi um 12 a 1 Bonsucesso, em partida válida pelo Torneio Municipal de 1946. Já o maior revés sofrido pelo Fla foi um 5 a 0, pelo Torneio Preparatório de 1932.
A maior série invicta mantida pelo Flamengo foi de 77 jogos (69 vitórias e 8 empates), no período de 14 de agosto de 1938 até 12 de fevereiro de 1967.
Até hoje, Fla e Bonsucesso se enfrentaram 145 vezes. O Rubro-Negro carrega ampla vantagem são 111 vitórias contra apenas 11. Foram 23 empates. O Fla marcou 452 e sofreu 146, totalizando 306 de saldo. O maior artilheiro rubro-negro da história do confronto é Jarbas, com 29 gols.

Fonte: Flapédia

Leia Mais ►

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Um novo Flamengo

Coluna do Paulo Monteiro - @Paulojournalsit


O Clube de Regatas do Flamengo fez o seu primeiro jogo em 2012 e muitos dizem que não serviu de parâmetros para avaliar o time, discordo. Jogamos contra o atual campeão brasileiro - outro time bisonha -, que jogou com sua formação principal, que também participará da Copa Libertadora desse ano.
O que esperar desse time do Flamengo? Sabemos – o que comentam - que os salários estavam atrasados há quatro meses, luvas, direito de imagem, etc. Por isso que o time caiu de produção antes mesmo da reta final de 2011 e pagamos dezenas de micos, infelizmente.
Aquele time do primeiro tempo foi vergonhoso, sem disposição, raça e apático, sem sangue.
Algumas ou poucas boas jogadas e com poucos destaques, mas o que me deixou alegre foram às atuações dos meninos da base, que mudaram a cara da partida no segundo tempo e mostraram um pouco de entrosamento, disposição e habilidade. O time ficou mais alegre e raçudo em campo, jogou pra frente e errou poucos passes. Por falar em errar, dois erros ridículos: Negueba e Amauri, que perderam gols, como falamos, “na cara do gol”.
Magal, Luiz Antonio, Camacho, Muralha, Negueba e outros jovens que subiram para o profissional nos darão muitas alegrias, mas quem quero ver jogando nesse time em 2012 é o Rafinha, ele tem tudo para arrebentar. 
Tomara que tenha chance de mostrar seu bom futebol.
O time já está na Bolívia, onde enfrenta o Real Potosí, em Potosí, dia 25/01.
Já enfrentamos os bolivianos lá e fomos bem, quem sabe repetimos o feito?
Vamos Flamengo!!!!
Leia Mais ►
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.