sábado, 3 de setembro de 2011

BALANÇO DO 1º TURNO



Durante o primeiro turno, o Flamengo conseguiu manter a regularidade. O Rubro-Negro conquistou 9 vitórias, 9 empates (é o time que mais empatou junto ao Bahia) e apenas uma derrota (é o time que menos perdeu). Marcou 33 gols e sofreu 21.

Apesar de toda essa regularidade, a campanha do Fla poderia (e deveria) ter sido melhor. Em pelo menos 3 oportunidades, o time poderia ter saído com vitória, quando conseguiu apenas o empate. Bastou apenas uma bobeada nas partidas contra o Ceará, Figueirense e Internacional e a vitória escapou por entre os dedos.

Contra os nordestinos, Wellington, praticamente, entregou a bola nos pés do atacante adversário, cedendo o empate. Contra os catarinenses o Flamengo vencia por 2 a 0. Bastou duas cochiladas e outra os três pontos viraram apenas um. Contra o Colorado, o gol que Deivid perdeu (mais um ¬¬) fez falta. Muuuita falta. Resultado: Apenas três pontos quando poderiam ter sido nove.

MELHOR PARTIDA
Santos 4 x 5 Flamengo
Após estar perdendo de 3 a 0, o Rubro-Negro buscou o resultado. Ainda no primeiro tempo, a equipe chegou ao empate. No início do segundo tempo, Neymar colocou o Santos novamente a frente do placar. Foi aí que Ronaldinho fez a diferença. Falta bem próxima a área do Peixe. A barreira estava montada. O Gaúcho partiu para cobrança e quando a barreira saltou, ele fez o que ninguém esperava... Chutou por baixo. O goleiro Rafael ficou sem reação.

PIOR PARTIDA
Flamengo 1 x 4 Atlético-GO
Foi a segunda derrota no ano. Via-se em campo um Flamengo irreconhecível. E não foi somente pela ausência de Ronaldinho. O jogo do Flamengo não fluía. O Dragão, que não tinha nada a ver com isso, não teve piedade. Aplicou uma goleada em pleno Engenhão.

DESTAQUES
O ataque foi conduzido sob a batuta de Ronaldinho Gaúcho. O Showman balançou 10 vezes a rede adversária.
Willians é o destaque da defesa. Com 56 roubadas de bola é o maior “ladrão” do 1º turno.

GOL MAIS BONITO:
A obra-prima foi de Ronaldinho Gaúcho. Ele fez o que ninguém imaginava:

GOL MAIS PERDIDO:
O gol mais perdido do 1º turno só poderia ser dele... Deivid. Não há nem o que falar (lamentável):
Leia Mais ►

Momento delicado

A partida deste fim de semana contra o Bahia, no Engenhão, é fundamental para as pretensões do Flamengo neste segundo turno do Campeonato Brasileiro. Ainda no G4 da competição, apesar de ter caído duas posições e aparecer agora em 4º lugar, o rubro-negro precisa afastar a má fase e fazer o dever de casa contra os baianos, que também não vivem bom momento.

Sem vencer há 5 rodadas no Brasileirão 2011, o Flamengo somou apenas 3 dos últimos 15 pontos disputados na competição, empatando com Figueirense, Internacional e Vasco e perdendo para Atlético/GO e Avaí. A última vitória do Mais Querido aconteceu pela 15ª rodada, quando passou no sufoco pelo Coritiba por 1x0 no Engenhão, com um gol de Jael aos 44’ do segundo tempo, após excelente assistência de Ronaldinho. Naquele momento, o Flamengo chegou a permanecer na liderança da competição por alguns dias, até o Corinthians empatar com o Santos em jogo adiado e retornar ao 1º lugar.

Além dos muitos desfalques por lesões, que rondaram o Flamengo no último mês de agosto, o time carioca não poderá contar com seu principal jogador na partida contra o Bahia, pela 21ª rodada do Brasileiro 2011. Em Londres com a seleção brasileira, Ronaldinho fará muita falta ao Flamengo, que não vive bom momento e a cada dia que passa parece depender cada vez mais do talento de seu camisa 10. Responsável por 12 gols e 6 assistências da equipe na competição, Ronaldinho é peça fundamental no esquema de Vanderlei Luxemburgo e não tem substituto à altura no elenco. Destaque rubro-negro na temporada, com 19 gols, Ronaldinho é também o grande nome do Campeonato Brasileiro 2011 e é responsável por quase todas as jogadas agudas do Flamengo na competição.

Desde sua estreia pelo Flamengo - na vitória por 1x0 sobre o Nova Iguaçu -, Ronaldinho desfalcou o rubro-negro em apenas 5 partidas: Cabofriense (0x0) e Fluminense (1x1) no Campeonato Carioca, Horizonte (3x0) na Copa do Brasil, e Ceará (1x1) e Atlético/GO (1x4) no Brasileiro. Com muitos problemas e sem poder contar com seu principal jogador, o Flamengo precisa do apoio da Nação para superar as dificuldades, vencer o Bahia e se manter na cola dos líderes.

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC
Leia Mais ►

Felicidade vital

Gosto de falar com o coração e assim mostrar ao mundo a alegria de torcer pro meu Mengão.
Quando a emoção fala mais alto, o coração bate a  1000 pode ter  saber é o Flamengo que faz isso acontecer.
 Um ser humano que nasce como privilégio de ser flamengo vive e morre assim. Não tem como, quando penso maior é só em Deus. Falar dele é uma honra um prazer, e quem nuca sentiu ao menos um segundo a emoção de ser rubro-negro, não viveu.
Nós temos orgulho de sermos uma nação, uma nação com muito orgulho de ser Flamengo. Meu sangue é vermelho e preto, meu coração com toda certeza é rubro-negro.
Não sou flamengo por opção, sou flamengo por paixão, hoje e sempre, Clube de Regatas do flamengo eternamente 
Leia Mais ►

Pelo fim da má fase

A partida deste domingo contra o Bahia, no Engenhão, é fundamental para os objetivos do Flamengo neste Campeonato Brasileiro 2011. Sem vencer há 5 rodadas na competição, o rubro-negro precisa da vitória contra os baianos para se manter entre os primeiros colocados do Brasileirão 2011. E o retrospecto parece jogar a favor do Mais Querido.

A última vitória do Bahia sobre o Flamengo aconteceu no Brasileiro de 2000, quando goleou a equipe carioca por 4x1 em Salvador (17/09/00), gols de Jajá/3 e Jean, descontando Denílson. Mais de 45 mil pessoas compareceram à Fonte Nova naquele dia. Depois desse revés, o Flamengo enfrentou outras 7 vezes o Bahia (5 pelo Brasileiro e 2 pela Copa dos Campeões), com o rubro-negro obtendo 5 vitórias e 2 empates.

Com muitos jogadores no departamento médico e sem poder contar com Ronaldinho – defendendo a seleção brasileira –, o Flamengo aposta na força da torcida e no bom desempenho em casa para vencer o Bahia e continuar firme na luta pelo heptacampeonato. Em casa foram apenas 8 os jogos disputados contra os baianos pelo Brasileiro, com 4 vitórias do Flamengo, 2 triunfos do Bahia e mais 2 empates, 17 gols dos cariocas e 4 dos baianos. Desses 8 jogos disputados no Rio de Janeiro, 7 aconteceram no Maracanã e um em São Januário.

As partidas mais importantes do confronto entre Flamengo e Bahia em Brasileiros aconteceram em 1981, quando as duas equipes se encontraram nas 8ª de final da competição. O Flamengo levou a melhor, empatando sem gols em Salvador e vencendo no Rio por 2x0, gols de Nunes. No total foram 29 partidas disputadas entre as equipes na história do Campeonato Brasileiro, com 9 vitórias do Flamengo, 7 triunfos do Bahia e 13 empates. Retrospecto à parte, o Mais Querido precisa se impor diante do adversário mais fraco e somar os 3 pontos diante de sua torcida, para afastar de vez a nuvem cinza que paira sobre a Gávea.

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC
Leia Mais ►

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Chega de empates

Na vice-liderança do Campeonato Brasileiro 2011, apenas um ponto atrás do líder Corinthians – 37 a 36 –, o Flamengo enfrenta o Avaí nesta quarta-feira, na Ressacada, tentando reencontrar o caminho das vitórias. Sem vencer uma partida pelo Brasileiro há quase um mês (ou 4 jogos), o rubro-negro luta contra a incômoda alcunha de time dos empates nesta temporada 2011. O Flamengo já contabiliza 19 empates nas 48 vezes que entrou em campo este ano.

Em busca da vitória para se manter no topo da tabela, o Flamengo vai enfrentar um adversário perigoso, mas que não assusta a equipe da Gávea, principalmente no que diz respeito ao retrospecto. Até hoje, Flamengo e Avaí se enfrentaram 11 vezes na história – entre amistosos e Campeonato Brasileiro – com total domínio rubro-negro. Ao todo foram 7 vitórias dos cariocas, 3 empates e apenas um triunfo dos catarinenses obtido no 2º turno do Brasileiro de 2009 (Avaí 3x0, dia 23/08/09, na Ressacada).

Apesar do próximo confronto entre os times acontecer na Ressacada, em Florianópolis, a vantagem nos números continua toda a favor do Flamengo. Nas 8 vezes que enfrentou o Avaí na capital catarinense, o rubro-negro obteve 6 vitórias, um empate e uma derrota. Vale destacar que as equipes se enfrentaram apenas 3 vezes em Florianópolis pelo Campeonato Brasileiro, com uma vitória para cada lado (Fla 1x0/1974, Orlando Scarpelli; Avaí 3x0/2009, Ressacada) e um empate (2x2/2010, Ressacada)

Como se não bastassem os números favoráveis, o Flamengo ainda chega para essa partida defendendo uma invencibilidade. O Mais Querido não é derrotado atuando fora do estado do Rio de Janeiro desde o mês de novembro do ano passado (13/11/2010). Na ocasião, o rubro-negro foi goleado pelo Atlético/MG por 4x1 em Sete Lagoas, pela 35ª rodada do último Brasileirão. Como retrospecto não é garantia de vitória, é importante o Flamengo entrar em campo ligado e em busca dos 3 pontos, para não dar chance ao azar e ser surpreendido pelo modesto Avaí.

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC
Leia Mais ►

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Chance de ouro

Ainda pouco conhecido no mundo da bola, o zagueiro Gustavo está prestes a ter sua grande oportunidade na equipe titular do Flamengo. Com as baixas no setor defensivo rubro-negro – David Brás com infecção na garganta, Alex Silva com lesão no ligamento do joelho esquerdo e Welinton suspenso –, o técnico Vanderlei Luxemburgo não tem muitas opções para armar a equipe que enfrenta o Avaí na próxima quarta-feira, na Ressacada, pela 1ª rodada do returno do Brasileirão.

O Flamengo tem à disposição no momento apenas Ronaldo Angelim, Gustavo e Jean. Como este último não tem a confiança do treinador e tampouco da torcida, é muito provável que a zaga do Flamengo seja formada por Angelim e Gustavo. Obviamente não é a melhor forma de garantir uma vaga na equipe titular, mas o jogador tem uma grande chance de mostrar serviço e se garantir entre os 11 preferidos do treinador para o restante da temporada. Afinal de contas, não se escolhe a hora de ter uma oportunidade.

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, Gustavo chamou a atenção de Vanderlei Luxemburgo no último Campeonato Carioca, quando se destacou atuando pelo Boavista, finalista da Taça Guanabara contra o próprio Flamengo. Com apenas 25 anos, Gustavo se destaca pela força física, 1,86m e 90kg, números que garantiram ao jogador o apelido de “Geladeira”. Sem grandes clubes no currículo – atuou por Tigres, Ipatinga, CRB, Potiguar, Duque de Caxias e Boavista –, Gustavo vê no Flamengo a possibilidade de crescer na profissão, de se tornar realidade.

Apesar de ter atuado apenas duas vezes pela equipe rubro-negra, Gustavo tem números favoráveis pelo Mais Querido. Nas duas vezes que entrou em campo com o zagueiro, o Flamengo obteve duas vitórias e não sofreu gols. Ambos os jogos foram disputados contra o Atlético/PR, pela Copa Sul-americana (duas vitórias por 1x0). Na próxima quarta-feira, portanto, Gustavo deve fazer sua estreia pelo Flamengo no Brasileiro 2011, na difícil partida contra o Avaí na Ressacada.

Com todos à disposição no elenco, enxergo em Gustavo e Alex Silva a dupla de zaga mais equilibrada para o Flamengo na atual temporada. De um lado, o talento e a experiência do Pirulito. De outro, a força física e o jogo simples do Geladeira. Difícil saber, porém, a escolha que será feita por Luxemburgo. Fã do futebol do afobado Welinton, o treinador parece já ter feito sua opção para os zagueiros titulares do rubro-negro. Preterido ou não, quando Welinton retornar de suspensão, Gustavo tem é que focar na partida contra o Avaí e mostrar serviço. Bom futebol não parece faltar ao zagueiro.

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC
Leia Mais ►
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.