sábado, 10 de setembro de 2011

Ônus dividido

Sem vencer há sete partidas no Campeonato Brasileiro, o Flamengo se vê, a cada dia que passa, mais distante da luta pelo heptacampeonato nacional. Intitulado como “Bonde do Mengão sem freio” no início do ano, a equipe rubro-negra perdeu força e sofre com uma série de problemas, que vão desde lesões a crises de relacionamento.

Responsável pelo padrão de jogo que impulsionou o Flamengo no primeiro semestre, Luxemburgo não tem conseguido contornar os seguidos problemas que assolaram a Gávea ultimamente. A começar pelos problemas físicos. Diante de um elenco recheado de bons jogadores, o técnico rubro-negro perdeu algumas de suas principais peças por lesões – casos de Airton e Alex Silva. É fato que o zagueiro, recém chegado, ainda não teve uma seqüencia de jogos pelo Flamengo, mas impunha respeito e dava tranqüilidade ao meio campo. Mas a perda de Airton parece ter sido a mais sentida pelo Mais Querido. Volante aguerrido e com boa saída de bola, Airton fazia com perfeição a função de primeiro volante, liberando Willians para o jogo e evitando que o Pitbull rubro-negro se sobrecarregasse no combate direto. E ainda temos o caso do jovem Luiz Antônio, que acabou se tornando excelente opção para o setor defensivo, mas que depois das sucessivas lesões nos ombros, foi operado e só retorna em 2012.

Independente dos problemas físicos, Luxemburgo tem grande parcela de culpa no péssimo momento vivido pelo Flamengo. Acostumado a armar grandes times ao longo da carreira, Luxa não tem conseguido corrigir os erros da equipe rubro-negra e, pior, não tem tido postura de técnico vencedor. Com seguidas substituições equivocadas e a manutenção de alguns titulares claramente em mau momento, Vanderlei já não conta com o apoio de boa parte da torcida e começa a ver seu cargo a perigo. A partida contra o Corinthians, na última quarta-feira, foi sintomática. Covarde e sem ímpeto ofensivo, o Flamengo mais parecia um time pequeno diante de um gigante europeu. Se defendeu durante a maior parte do tempo, marcou um gol em lance isolado e sofreu a virada de forma justa e implacável, aos 43 minutos do segundo tempo. Ao fim do cotejo, coube a Luxemburgo por uma pá de cal nas esperanças rubro-negras: “Nosso objetivo é a Libertadores”, disse o treinador. O torcedor pode até ser iludido, passional, mas não é burro. As desculpas esfarrapadas de Luxa já não encontram mais ressonância. Para o torcedor que há pouquíssimo tempo disputava o título, se contentar com uma vaga na Libertadores é pensar pequeno, é dar as costas para tudo que significa ser Flamengo.

Por outro lado, é importante também fazer uma reflexão sobre o péssimo momento vivido por alguns dos principais jogadores do elenco. Não é justo e tampouco inteligente colocar na conta de Vanderlei Luxemburgo a culpa pelas atuações patéticas dos últimos tempos de jogadores como Léo Moura e Thiago Neves, por exemplo. Antes fundamentais e decisivos, a dupla apenas faz número em campo atualmente. Sem marcar gols há 9 jogos, Thiago Neves é, ao meu ver, a grande decepção do momento. Com atuações sofríveis e ainda assim convocado para a seleção brasileira – ao lado de Renato Abreu e Ronaldinho –, o ex tricolor perdeu a confiança, se lesionou e ainda luta para reencontrar o bom futebol que o elevou a ídolo instantâneo da exigente Nação rubro-negra. Já a situação de Léo Moura me parece mais definitiva. Com 32 anos e 352 partidas pelo Flamengo, o lateral parece ter entrado numa fase de declínio na carreira. Muito talentoso e identificado com a torcida, Léo Moura não é decisivo há tempo e sequer tem conseguido ser efetivo no setor defensivo. Mas sem um reserva à altura – Galhardo nunca se destacou quando teve oportunidade –, o experiente lateral vai se mantendo titular no Flamengo, apesar das atuações patéticas. Que ele não siga o caminho do lateral esquerdo Juan.

Por fim, mas não menos importante, não há como fechar os olhos para a crise de relacionamento que, aos poucos, toma conta da Gávea. Insuflado pelo jejum de vitórias, o ambiente no Ninho do Urubu já não é dos mais amenos. Com sucessivos pequenos focos de insubordinação – o último deles o malfadado caso do pum –, é cada vez mais difícil o dia a dia de trabalho no Flamengo. Não é surpresa para ninguém que um grupo com quase 40 jogadores, muitos deles estrelas do mundo da bola, sofra eventualmente com problemas disciplinares. Mas o egocentrismo de Vanderlei Luxemburgo aumenta e muito as insatisfações do grupo, o que acaba criando mal estar generalizado. Como tudo no futebol gira em torno da vitória, do resultado, a esperança da maior torcida do Brasil é que o time se reencontre na temporada, volte a vencer e espante mesmo que provisoriamente, a crise que insiste em permanecer na Gávea.

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC
Leia Mais ►

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Quem está errado?

Olá, caros leitores! Volto após uma longa pausa e num momento delicadíssimo do nosso Flamengo. Muitos criticam nosso treinador, outros nossa zaga(com toda razão) e outros questionam o que o Deivid está fazendo nesse elenco.
Não estou aqui para livrar a culpa de um ou de outro, mas o menos culpado disso tudo, é o treinador.
Luxemburgo arma o time na medida do possível. Ele ainda tenta achar uma zaga ideal e que para padrões de Flamengo está muito longe. Quem se
acostumou a ver Fábio Luciano, não vai se adaptar tão rapidamente com Wellinton e Gustavo, isso é fato. A única esperança de nós, torcedores, é o Alex Silva se tornar um novo xerife e auxiliar os parceiros de zaga.
Nossa lateral direita, que foi muito bem servida por muitos anos, hoje se encontra no seu pior momento. Leonardo Moura, que já foi um dos melhores laterais do campeonato, hoje é um jogador morto, sem raça dentro do gramado e que irrita os torcedores por sempre querer centralizar as jogadas. As idas até o fundo, que ele fazia com muita competência até uns anos atrás, hoje não existem.
O desafogo fica todo pra Junior Cesar, que foi muito bem contratado para esta temporada. Jogando junto com Ronaldinho Gaúcho, o lateral esquerdo rubro negro tem como subir e um volante fazer sua cobertura, possibilitando uma nova arma para a equipe.
A melhor dupla de volantes é com Aírton e Willians, os mesmos que foram campeões brasileiros em 2009. No entanto, por contusão, Aírton não pôde atuar nas últimas partidas, o que compromete as atuações do Willians.
Armando a equipe, temos tudo pra ter o melhor meio campo do Brasil. Com Thiago Neves e Renato Abreu - que vem melhorando nas últimas partidas -, a armação seria ótima. Não é o que ocorre. Thiago Neves vive um momento horroroso! Erra tudo que tenta, não consegue finalizar
na direção do gol e o pior: raramente é substituído. Renato Abreu ainda tenta auxiliar os volantes quando um deles sobe, mas na hora de atacar ainda falta qualidade e calma para o "Urubu Rei".
No ataque, temos Ronaldinho Gaúcho, que ora faz o papel de 2º atacante, ora de centroavante. Um jogador magnífico, que ainda tem bola pra chegar a seleção e que está mostrando isso. Atualmente, junto com o goleiro Felipe, é o melhor do elenco. Porém, temos o Deivid. Muitos diziam que "a bola não chegava" ou então que "não tínhamos um meio campo com qualidade", mas hoje tudo mudou. Nosso meio é um dos melhores do Brasil e mesmo assim, Deivid continua a perder gols imperdoáveis. Mas o grande problema está aí. Tira ele e coloca quem? Jael? Que, na minha concepção, não passa de um Wanderley mais esforçado? Diego Maurício? Que ultimamente não quer NADA com o elenco e só quer saber de balada?
Por fim, precisamos de um atacante com NOME e que cause impacto para os adversários, assim como nossos adversários do Rio tem um.
No meu modo de ver, com a contratação de um zagueiro que saiba jogar com o Alex Silva e mais um atacante de peso, nosso time pode estar completo. Mas, infelizmente, parece que precisamos mais do que isso. Depois do jogo COVARDE que os jogadores realizaram ontem, diante do Corinthians, com a exceção de 1 ou 2, falta, principalmente, VERGONHA NA CARA e RAÇA desses jogadores que estão vestindo a camisa do MAIOR CLUBE DO BRASIL!
Vamos torcer e apoiar, além de esperar uma nova postura na próxima partida.
E pra você, quem está errado? Deixem as opiniões nos comentários.
Um grande abraço a todos, Flávio!
Leia Mais ►

FOI NUM 9 DE SETEMBRO...

Leovegildo Lins da Gama Júnior, mais conhecido como Júnior, foi um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos, entre os três maiores laterais-esquerdo, e um dos grandes ídolos da história do Flamengo.
Fez parte do elenco mais vitorioso da história do Flamengo e é o recordista de partidas oficiais pelo clube, com 857 jogos.
Fez também parte de grandes elencos da Seleção Brasileira, participou das Olimpíadas de Montreal em 1976 e das Copas do Mundo de 1982 e 1986.
Em 9 de setembro de 1992 em confronto válido pelo Campeonato Carioca, o Flamengo venceu o América por 3 a 1, no estádio Caio Martins, em Niterói. Nesta partida, Junior, o maestro, completou incríveis 800 jogos com o manto sagrado. Ele, inclusive, é o único jogador na história a alcançar tal feito.
Gaúcho, Rogério e Júlio César marcaram os tentos rubro-negros.
Ficha técnica
Flamengo 3x1 América pela 3ª rodada da Taça Guanabara
Estádio: Caio Martins - Niterói (RJ)
Público: 3.168
Juiz: Daniel Pomeroy
Time: Gilmar, Charles Guerreiro, Gottardo, Rogério e Piá; Júnior, Marquinhos e Zinho, Paulo Nunes (Luís Antonio), Gaúcho e Júlio César 'Imperador' (Marcelinho); Técnico: Carlinhos
Gols: Gaúcho (2'), Rogério (16') e Júlio César 'Imperador' (34' do 1º tempo), para o Flamengo, e Edenílson (40' do 2º tempo), para o América.
Leia Mais ►

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Clássico da rodada

Corinthians e Flamengo fazem, na próxima 5ª feira no Pacaembu, o grande jogo desta 22ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Líder da competição, com 40 pontos ganhos – até o início da rodada –, mas vivendo momento irregular, o clube paulista recebe o Flamengo, que até bem pouco tempo era o principal adversário dos paulistas pela ponta da tabela, mas que já não vence há 6 rodadas e sofre com a má fase de alguns jogadores, além das lesões.

Clássico entre as duas maiores torcidas do Brasil, Corinthians e Flamengo jogarão em um Pacaembu lotado. E no que depender do retrospecto, a partida promete ser bem equilibrada. Na história do Campeonato Brasileiro, as equipes se enfrentaram 23 vezes em São Paulo (10 no Morumbi, 10 no Pacaembu, uma em Limeira, uma em Campinas e uma em Mogi-Mirim), com 8 vitórias do Corinthians, 7 triunfos do Flamengo e 8 empates. Nos gols marcados, pequena vantagem paulista: 32 a 31. E o equilíbrio persiste também nas partidas disputadas no Pacaembu pela competição. Ao todo foram 10 jogos no estádio, com 4 vitórias do Timão, 3 empates e 3 triunfos do rubro-negro.

Jogar em casa, aliás, não é garantia de vitória no clássico entre as equipes pelo Campeonato Brasileiro. Nas 35 vezes que uma equipe saiu de campo vencedora (em 50 jogos disputados), 15 foram vitórias obtidas no campo do adversário. O Flamengo venceu 7 vezes em São Paulo e o Timão venceu 8 vezes no Rio.

Apesar do equilíbrio nos números, o Flamengo não vem obtendo bons resultados diante do Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. O rubro-negro venceu pela última vez o Corinthians no 2º turno do Brasileiro de 2009: Fla 2x0 em Campinas (29/11/09), gols de Zé Roberto e Léo Moura. Depois desta vitória do Fla, as duas equipes se enfrentaram mais 3 vezes em Brasileiros, com uma vitória do Corinthians (1x0/2010) e 2 empates (1x1/2010; 1x1/2011). Vale destacar que a última partida entre as equipes, pelo 1º turno deste Brasileiro, marcou a despedida de Petkovic e terminou empatada em 1x1.

Com os 2 times precisando da vitória, o clássico desta 5ª feira promete ser bastante movimentado, com ambas as equipes buscando o jogo. De um lado, o talento do craque Ronaldinho. Do outro, a força da Fiel, que costuma apoiar o time do começo ao fim das partidas. Com apenas 2 empates sem gols em 50 jogos disputados pelo Campeonato Brasileiro, Corinthians e Flamengo têm tudo para fazer uma partida com muitos gols. Para os rubro-negros, um alento: Sempre que o Flamengo marcou o 1º gol nos jogos contra o Corinthians em Brasileiros, a equipe carioca não perdeu. Fica a torcida para que o Mais Querido balance as redes primeiro e não sofra sua primeira virada na história do confronto pela competição.

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC
Leia Mais ►

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Última vitória do Fla sobre o Corinthians em SP: 2x0, em 2009!

Olá pessoal! estou de volta pra falar de mais um jogo inesquecível na história do nosso time. Mas dessa vez mudei um pouco. Como nosso time não vem tão bem e NECESSITA vencer na quinta, então fui buscar a última vitória do Mengão sobre o Corinthians, em São Paulo. E foi um jogão! daqueles de tirar o fôlego! vamos relembrar?

Era dia 29 de novembro de 2009 e o jogo valia pela penúltima rodada do Brasileirão. O time empatara na rodada anterior com o Goiás, pra mais de 80 mil pessoas e perdia a chance de assumir a liderança. Além disso, o time não contava com Adriano, lesionado por conta de uma bolha no pé direito. Outra atração era Ronaldo, pela primeira vez enfrentando o Flamengo após sua volta ao Brasil.


ÓTIMO INÍCIO E GOL DE ZÉ ROBERTO DEIXAM TUDO MAIS TRANQUILO...


Precisando e muito da vitória, o time foi pra cima, tanto que logo aos 4 minutos o zagueiro Álvaro cabeceou uma bola na trave após falta batida por Petkovic. Aos 12, foi a vez do menino Bruno Mezenga aparecer. O substituto de Adriano recebeu ótimo passe de Willians e livre, chutou cruzado à direita de Felipe.

A primeira boa chance do Corinthians foi com o atacante Ronaldo. O camisa 9 cobrou falta aos 15 minutos, mas nas mãos do goleiro Bruno. Porém dez minutos depois o atacante foi obrigado a deixar o campo, após sentir um desconforto na coxa.

No minuto seguinte saiu o gol do Flamengo. Toró cobrou falta rápida com um lindo lançamento pra Zé Roberto, que ganhou no corpo de Jucilei e tocou por baixo das pernas do goleiro Felipe. 1x0, mas nada ainda de liderança.

Curiosamente o Corinthians melhorou após sofrer o gol e quase marcou em duas chances: Primeiro com o argentino Defederico, que recebeu de Souza, entrou livrinho, passou por Bruno, mas conseguiu chutar fraquinho. Por sorte, Angelim acompanhou e tirou quase que em cima da linha. Depois foi a vez do zagueiro Chicão, que cobrou falta com maestria, mas Bruno foi tirar no ângulo direito. Detalhe que antes da falta, o então técnico Mano Menezes foi expulso por reclamar do árbitro. Primeira etapa terminou quente...


EXPULSÃO DE CHICÃO + PÊNALTI POLÊMICO + DERROTA DO SÃO PAULO = LIDERANÇA!


Na segunda etapa o Flamengo usou uma tática conhecida: ficar fechadinho, só apostando nos contra-ataques. E com isso o Corinthians gostou do jogo. Logo no primeiro minuto Defederico teve boa chance num chute de fora da área, mas que Bruno defendeu. Aos 10 minutos, Jorge Henrique bateu escanteio, o zagueiro Paulo André subiu livre, mas cabeceou em cima de Bruno, um dos destaques daquela tarde.

Já o Flamengo esfriava a partida, tocava muito a bola e teve sua vida facilitada após a expulsão do zagueiro Chicão, por entrada dura em Fierro. Isso aos 23 minutos.

A tarde ia ficando perfeita, pois naquele momento o São Paulo (adversário direto e então líder) estava perdendo pro Goiás. Com a vitória, o rubro-negro assumia a liderança pela primeira vez no campeonato. Mas quem disse que os flamenguistas comemoravam? a tensão era visível e mesmo com um 1x0 e com um jogador a mais, os torcedores estavam receosos. O time precisava do segundo gol pra respirar e comemorar. E o bendito gol saiu...


Aos 45 minutos, Leonardo Moura recebeu na direita, colocou na frente e caiu na área. O árbitro entendeu que o lateral Dodô empurrou o camisa 2 e marcou o pênalti. Após três minutos de muita reclamação, com direito a uma invasão de campo e troca de agressões entre torcedor e bandeirinha, o próprio Léo Moura cobrou o penal e ampliou pra 2x0. Curioso é que o goleiro Felipe, um dos mais exaltados com a arbitragem, sequer pulou pra bola. Mas ele garante até hoje que foi mérito do cobrador rubro-negro. Enfim...

O jogo acabou e após 37 rodadas o Flamengo, enfim, assumia a liderança do campeonato. Os jogadores foram comemorar com a torcida, que deu um verdadeiro show após o apito final. Com isso, o time jogaria por uma vitória simples, na última rodada, em casa e diante de um desfalcado Grêmio. O final? vocês já sabem, né...



TIME: Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Aírton, Toró (Éverton), Willians e Petkovic (Fierro); Zé Roberto e Bruno Mezenga (Denis Marques). TÉCNICO: Andrade

GOLS: ZÉ ROBERTO (0X1), aos 26 minutos do 1º tempo e LEONARDO MOURA (0x2), aos 48 minutos do 2º tempo.

CARTÕES AMARELOS: Álvaro, Ronaldo Angelim, Toró, Willians e Petkovic




ESPERO QUE TENHAM GOSTADO! QUEM PUDER, COMENTE! ATÉ A PRÓXIMA, PESSOAL...

Leia Mais ►
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.