sábado, 28 de abril de 2012

O Mercado do Fla

Parece que a nossa diretoria deu uma olhadinha no meu último post, ou depois de meses, finalmente percebeu os pontos fracos da nossa equipe. A barca que parece que vai partir, leva seis nomes que eu já citei aqui: David Braz, Willians, Galhardo, Maldonado e Rodrigo Alvim. Gustavo já foi. Apenas Welinton, Júnior César e Negueba ainda não foram reconhecidos como perebas não-merecedores do manto, embora o zagueiro tenha sido oferecido ao Santos. Me surpreende saber que cones como o Itamar e o Fabiano Oliveira ainda sugam nosso precioso dinheiro.


A diretoria está agindo de forma corretíssima no caso do David e do Galhardo. Dar os dois pelo Ibson vai ser uma tremenda jogada de mestre. Burro será o Santos se aceitar, mas quem precisa de Ibson quando se tem Neymar, Ganso, Arouca e cia.? Cá entre nós, ele só jogou bola mesmo, com o manto sagrado!

E falando de reforços, aproveitei meus dias de férias rubro-negras e elaborei uma pequena lista. Vai que diretoria está realmente lendo os posts, e não resolve dar uma espiadinha em alguns jogadores? Lembro que os jogadores vindos de fora do país, são reforços para o segundo semestre, pois só poderão estrear após o dia 4 de Agosto (se ninguém antecipar a janela).

Zagueiros:

Juan (Roma) - O melhor zagueiro que o Flamengo pode trazer. Experiente, rubro-negro e muito bom. Não sei se continua veloz como antes, mas tem técnica de sobra pra sair jogando quando preciso e não dar chutão atoa. Além de ser ótimo no jogo aéreo. Os grandes empecilhos são o alto salário e o clube não querer vender.

Breno (Bayern de Munique) – O ex-zagueiro do São Paulo tem só 22 anos e uma carreira de quatro anos do velho continente. Tudo o que precisamos pra fazer dupla com o González. Um zagueiro de qualidade, jovem e experiente. Tá na reserva do time alemão. Vale a tentativa, Paty?




Wesley Ladeira (Tupi-MG) – O jovem zagueiro mineiro chama atenção da imprensa local pela facilidade e qualidade na marcação e desarmes. Apoia com facilidade e tem um bom passe. Talvez não suporte a pressão rubro-negra, ou talvez seja um “novo Dedé” Pelo baixo custo, eu apostaria!

Rafael Tolói (Goiás) – Mais um zagueiro jovem com qualidade. Passou pelas seleções de base e sempre se destacou. Tem bom posicionamento e é eficiente na marcação. Já foi tentado por outros clubes grandes e o Goiás não vendeu. O Mengão tem um bom relacionamento com a diretoria goiana, poderia tentar um empréstimo.






Manoel (Atlético-PR) – Certamente uma das revelações do futebol brasileiro nos últimos tempos. O zagueiro baixinho é rápido e muito forte, além de uma impulsão grande, o que gera alta capacidade no jogo aéreo. É caro, mas o custo benefício é compensa.







Laterais-esquerdos:

Renan Oliveira (Bangu) – Fez um bom Campeonato Carioca e pode vim sem custo, já que o contrato acaba no próximo dia 30. É rápido, bom no apoio e chuta forte. Pelo baixo custo, também vale a aposta. Tem só 21 anos.







Herácles (Atlético-PR) – Com 19 anos, é uma das sensações do futebol paranaense. Lateral de muita capacidade técnica e visão de jogo, porém, tem um custo elevado. Acabou de renovar o contrato, mas joga a Série B.








Volantes:

Cristian (Fenerbahçe) – Teve uma boa passagem pelo Flamengo e pelo Corinthians. Joga um futebol sério e faz bem o papel de segundo ou terceiro homem do meio. Tem mais qualidade e experiência que o Luiz Antônio. Vale uma sondagem, mas deve ter um preço elevado.





Sandro (Tottenham) – Jogador de 23 anos com passagem pela seleção brasileira e bagagem europeia. Tem entrado pouco nos jogos da sua equipe. Tem qualidade acima da média. Flamengo poderia tentar um contrato por empréstimo.







Jucilei (Anzhi) – Joga no fim do mundo e num time que, embora esteja podre de rico, não vai conseguir ganhar nada. Está longe da seleção brasileira, mesmo o Mano tendo o treinado no Corinthians. Um empréstimo talvez seja a solução.







Guilherme (Portuguesa) - Um dos destaques do futebol brasileiro, tem só 21 anos e é pretendido por vários clubes do futebol nacional. O Flamengo poderia abrir o olho, é um volante de muita qualidade.









Meias:

Renato Augusto (Leverkusen) - O ex-jogador do Mengão seria perfeito para suprir a ausência do Thiago Neves. Tá que o TN joga mais que ele, mas Renato é jovem, tem muito potencial, sangue rubro-negro e um estilo de jogo muito parecido. Ainda pode ser aproveitado como atacante. Também é um jogador caro.





Douglas (Corinthians) - É reserva do Corinthians e joga mais que o Bottinelli. Poderia suprir a ausência criativa no meio-campo.










Atacantes:

Adriano Imperador (Sem clube) - É a minha primeira escolha. Identificação com a torcida, com o clube e vontade de se recuperar. Dentro de campo, não precisa de nenhuma palavra para descreve-lo. Resta saber se fora das quatro linhas vai se comportar como um jogador de futebol. Se sim, será muito bem vindo.




Neto Baiano (Vitória) - Oartilheiro do Brasil deste ano está com faro de matador e despertando interesse de outros clubes. Mesmo jogando menos que Love e Deivid, pode vir a suprir a carência de um atacante de referência. O Botafogo já está de olho.








Willian (Corinthians) - O camisa 7 do Timão é um bom atacante para compor o elenco. Rápido, driblador e preciso nas finalizações, pode encaixar na equipe e fazer uma boa dupla com Love, ou mesmo ser uma opção para o segundo tempo, já que tem mais qualidade que o Diego Maurício.









E aí? Gostaram dos nomes? Alguém não devia estar ali? Faltou algum craque não reconhecido? Deixe sua opinião nos comentários!
Leia Mais ►

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O que esperar desse time e dessa diretoria de fakes?

Coluna do Paulo Monteiro de Carvalho - @PauloJournalist


Como disse no inicio do ano, 2012 seria trágico para o Mais Querido do Brasil.
Eliminado da libertadores e das finais do Cariocão. O time foi parar no limbo da mediocridade esportiva, deu tudo errado. Voltando a velha frase: Eu já sabia.
Sabia por quê? Porque temos uma presidente incompetente, uma diretoria incompetente e profissionais incompetentes.
Incluo a turma do marketing e da comunicação do clube, que fizeram de tudo para nos irritar. Que turminha ruim de trabalho, Deus nos livre dessa turma.

E por falar em turma, fiquei sabendo, não sei se é verdade, que o “marido” da Patricinha é responsável pelos contratos com fornecedores e jogadores negociados com o clube, que inclusive, quando foi negociar com a Adidas para voltar a fornecer materiais esportivos para o clube, jogou o preço do patrocínio nas alturas, fazendo a mais bela marca esportiva do mundo recusar a proposta do clube. E o pior, dizem que esse cara, o “marido”, é torcedor do Fluminense de carteirinha e tudo.
O que esperar desse time e dessa diretoria de fakes?

Leia Mais ►

Os grandes também ficam de fora

Definitivamente o Flamengo começou o ano com o pé esquerdo.
Primeiro a eliminação da tão sonhada libertadores, e agora a eliminação da Taça Rio, pelo rival cruzmaltino. Flamengo vem deixando a desejar não é de hoje, um elenco sem raça, que não mostra nem a metade do futebol que é capaz de produzir.


Mas os grandes as vezes também ficam de fora, como exemplo disso, Flamengo e Barcelona, que ao empatar com o Chelsea foi desclassificado da Liga dos Campeões. E a verdade é ... o que é o Carioca para o Flamengo ? Competição em que o rubro-negro possui 32 títulos, e é penta-tricampeão. Competição essa que o vasco não ganha a oito anos.


Agora é "aproveitar" esse tempo, e rezar para que haja uma reforma no time do Flamengo, creio que o objetivo seja focar no Brasileiro, e espero que o resultado seja positivo, mas para que isso ocorra é preciso trabalho, e é justamente isso que eu não vejo no Flamengo atualmente, lutemos para que melhore !
Leia Mais ►

segunda-feira, 23 de abril de 2012

2012 ano obscuro

Chegou sem o aval de ninguém. E agora diretoria, pode to be?




Não temos muito o que comentar né? Vai falar o que? Que o Flamengo perdeu de novo?

Que o Wellinton deu 6 bicudas pro alto, totalmente sem sentido, estando sozinho no campo de defesa?

Que o Felipe continua com a mania feia de espalmar todas as bolas no pé do adversário?

Que ta cansativo jogar sem um lateral esquerdo a mais ou menos 1 ano?



Sinceramente, eu cansei. Deve ter no minimo uns 4 meses que venho falando da mesma coisa, comentando sempre os mesmos problemas. Se todo torcedor consegue enxergar os defeitos do time, o técnico e a diretoria não, não seremos nos que salvaremos o Flamengo, não é mesmo?

Jogo bom para uns, ridículo para outros (no meu caso). Pra mim foi jogo bom, para o Vasco. Demonstrou o tempo todo que queria a vitoria e foi pra cima do Flamengo sem piedade, e só não acabaram com o Flamengo no primeiro tempo, por que perderam mais gol que o Deivid durante toda sua carreira. Também né... convenhamos, é mole driblar essa zaga. Falando em zaga, o Flamengo precisa urgentemente de uma, por que aquele Chileno já mostrou que é comum e se dependermos de Wellinton e David Braz... a coisa vai ficar feia para o nosso lado.

Deu pra perceber que o Flamengo não tem um sistema defensivo. Muralha coitado, o único que foi designado para marcar, estava perdido, entregou todas as bolas. Não temos cabeças de área ou volantes de marcação, pra roubar uma bola, pra defender a frente da defesa. Complicado.

Na verdade da pra contar no dedo as posições que o Flamengo pode confiar nesse elenco. Lateral Direita e Vagner Love que além de atacante é até zagueiro. O resto...

Meia, por exemplo, não temos nenhum.

Por um lado o jogo foi bom. A confiança que o Klébersson demonstra é contagiante. O cara voltou e voltou com tudo, parabéns pelo esforço. Assumiu a responsabilidade, orientou, berrou com os companheiros, acertou 24 de 26 passes e foi quem mais finalizou no time, com cinco conclusões a gol. Literalmente o melhor da partida.

Enfim, fim de jogo, fim de inicio de temporada, mas a crise não tem fim, e sinceramente? Sem mudanças no futebol, a crise não vai embora sozinha de jeito nenhum.

Depois da derrota pensei - "agora o morto do Joel vai embora né, pelo menos isso." - que nada. A diretoria que o contratou sem aval de ninguém, não tem como manda-lo embora. Da pra ver que eles querem, mas como? Mais uma multa milionária a ser paga? O que vão falar do Flamengo na midia né? Que treinador nenhum para no clube, que nada funciona, que ninguém respeita, e por ai vai. Disso todo mundo já sabe, a mídia não precisa noticiar mais nada sobre isso. Todo mundo ta cansado de saber que infelizmente o Flamengo virou a "casa da mãe Joana", todo mundo faz e deixa de fazer o que quer.


Sobre o Joel, quem acompanha minha coluna já sabe. Não é técnico de futebol, tem um titulo importante em sua "historia", e não merece estar no Flamengo, alias, o Flamengo não merece o Joel.

Não tem mais o que falar. Chegou a hora do Flamengo dar a resposta. Chegou a hora da mudança. Mesmo eu não acreditando que ela vá acontecer, estou aqui rezando muito, pra que uma barca lotada de jogadores saia sem rumo e sem direção da Gávea.

O Flamengo é maior que tudo isso, o torcedor cansou de apanhar atoa.

E quem esta de férias forçada, sou eu, do Flamengo.
De férias até que novos ares apareçam.

Flamengo é Flamengo!
E fim de papo.
Leia Mais ►

Hora de pôr a cabeça no lugar

Por Náyra Menezes Vieira



Poucas vezes tivemos um início de ano tão ruim e, passadas as horas críticas, temos todos que pôr a cabeça no lugar, principalmente para saber como ler o que está sendo publicado por aí e separar a informação da opinião alheia, tentar driblar as “notícias” que portais publicam cheios de interesse em direcionar o seu leitor.

Uma coisa que tende a me irritar é ler torcedor dizendo que Joel é um castigo para quem pedia a queda de Luxemburgo. Eu ergo a mão e digo que não queria a vinda de Luxemburgo por ser um técnico ultrapassado e mais interessado em negociatas que em futebol, se um dia parar de querer ser manager, aprender um pouco de humildade e se reciclar, pode ser que volte a ser um grande técnico.

 É verdade que a campanha de 2011 foi muito melhor que a de 2012? Sem dúvida! Um dos motivos é que Thiago Neves entrou voando no Carioca e na Copa do Brasil, a qual perdemos por oba-oba. No Brasileirão, Felipe e Ronaldinho levaram o Flamengo nas costas, além das muitas assistências de R10, havia os gols de Deivid e um Thiago Neves inspirado no iniciozinho e no finalzinho. Mas o time não tinha padrão de jogo, era taticamente falho, a defesa tomou os mesmos gols o campeonato inteiro! Só como exemplo, no dia que o Palmeiras tomou gols bobos em cruzamentos por cima, no treino seguinte Felipão pendurou uma bolinha numa corda e treinou cabeceio, fez um treino para CORRIGIR a falha.

Enfim, não esqueçamos tudo o que Luxemburgo fez de errado e paremos de transformar erros de Joel em acertos de Luxemburgo. Patrícia errou nas contratações de técnicos, o que não é novidade já que disse que não entende de futebol, a obrigação era contratar diretores que entendessem, vice-presidente, diretor e gerente de futebol profissionais, com uma carreira sólida e boa reputação, que fizessem um planejamento sério, comprometido e contratassem de acordo com isto. Nada disso foi feito, talvez a única exceção seja o Jairo, que realmente é experiente e capacitado para o cargo, assim chega a ser “compreensivo” que ela tenha contratado Luxemburgo, após indicação de Zico, ou trazido o “vitorioso” Joel que é empresariado por Rabello, principal financiador da campanha de Patrícia Amorim.

Agora, vejamos a imprensa, que já abordei antes como sendo extremamente parcial e parece ter prazer em bater no Flamengo, fazendo reportagens que visam atrair o “pior” para o clube. Exemplos:


  1. Ficaram semanas falando dos atrasos nos direitos de imagem dos jogadores. Isso é errado? Não, mas não deram mais que uma nota sobre os atrasos de salário e direitos de imagem do Vasco, ou do Internacional e outros clubes.

  2. Falam de Adriano que sequer assinou com o Flamengo, reportagens sobre ele viajando ou indo a esquina. Quem viu algum destaque sobre a volta do problemático Carlos Alberto, todos batendo no Vasco por reintegrar ao elenco um jogador problemático que saiu após discutir agressivamente com um dirigente, foi para o Grêmio e depois Bahia, em todos os lugares dispensado com problemas técnicos e disciplinares?

  3. Todos aqui viram as reportagens elogiando Negueba na época em que ele foi “adotado” pelo Joel? E aquela elogiando Willians como grande ladrão de bolas, mostrando quantas bolas havia roubado nos dois últimos jogos, porém sem mostrar quantas bolas ele havia perdido, sem mencionar os cruzamentos e chutes de fora que ele permitiu o adversário fazer, inclusive permitindo um péssimo resultado na Libertadores?

  4. Ah! Quem aí já perdeu as contas de quantas vezes perguntaram ao Joel ou jogadores seja à beira do campo ou nas coletivas após resultados ruins, se um time cheio de garotos inexperientes pode justificar o time tomar tantos gols ou não segurar um resultado?

    Todos esses exemplos acima ilustram o aviso que dei sobre ler e assistir reportagens com senso crítico. Não podemos guiar nossos pensamentos pelo que a grande imprensa ou mesmos os, cada vez piores, comentaristas e narradores falam durante o jogo, precisamos assistir a partida observando os jogadores e posicionamento do nosso time e do adversário.

    Não precisa ser um gênio ou habilidoso jogador de Fifa Manager, FM e outros, para ver que os jogadores estão “gordos”, que TODOS e não só Ronaldinho cansam no 2° tempo, que a defesa anda uma bagunça com o meio dando muito espaço e marcando mal, fomos o time com um dos melhores ataques da Libertadores e ainda assim eliminados, fazemos gols todo jogo, porém de que adianta o ataque funcionar se a defesa não anda? Isso é culpa dos garotos, da falta de volantes?

    Antes dos “velhos” voltarem do departamento médico, estávamos na zona de classificação da Libertadores! Precisamos de cabeças de áreas, brucutus que só sabem destruir? Não! Podemos jogar com um meio de campo leve e habilidoso que sabe trabalhar a bola nos pés ao invés de dar chutão, não esqueçam que Muralha fazia um jogo melhor que o outro e o problema era o posicionamento do 3° meia, que Joel testava tudo quanto é jogador e cismava em deixar Devid no banco! Joel reclamava de não poder repetir escalações e não conseguir tempo para treinar, entretanto muitas vezes ele não repetia porque NÃO QUERIA, insistindo em escalar um time na Libertadores e outro no Carioca, sem prezar pelo entrosamento da equipe.

    Aliás, o trabalho do dia-a-dia do Joel é péssimo! Rachões e coletivos, folgas demais, nenhum trabalho tático e técnico mesmo na semana que ficamos fora das finais da TG, agora tivemos a “folga” da Libertadores e Joel treinou um time e foi a campo com outro! Como o meio poderia jogar bem, se os jogadores entraram “no susto”? Isso claramente foi para queimar os garotos e a torcida comprou a ideia, começando a ofender Muralha e Luiz após a derrota de ontem, ao invés de pensar no porque Joel não treinou com eles e insiste com jogadores limitados ou porque “ressuscitou” o Rômulo, que, aliás, possui o MESMO EMPRESÁRIO que o Joel!


    Concluindo, continuo afirmando tudo que afirmei nos meus posts anteriores, temos um bom elenco, só que é mal treinado e orientado! Precisamos de um técnico que saiba cobrar, ser disciplinador, sem exageros, e que assuma seus erros (Joel já disse mais de uma vez em entrevistas que “Erra pouco”), divida a responsabilidade com o elenco. Obvio que isso não resolve a diretoria incompetente e a presidente que só se dedica aos esportes olímpicos e suas reeleições, mas para estes problemas só se associando para mudarmos o destino do clube de forma definitiva!

    Temos agora a chance de recomeçar, um novo técnico e de preferência em grande fase e atualizado como Sampaoli, Dorival, Falcão ou Espinosa. Temos um mês para trabalhar, avaliar o elenco, planejar não só contratações como todo o Campeonato Brasileiro, lembremos que o Corinthians após o vexame do Tolima foi campeão nacional no fim do ano!

    Saudações Rubro-Negras!



Leia Mais ►

Férias forçadas

Estamos de férias do Flamengo. Serão quatro semanas sem assistir uma pelada com o rubro-negro em campo. Tempo de sobra pra gente esquecer esse primeiro semestre lixo que tivemos, e para o time e a diretoria se acertarem.

A "pré-temporada" forçada deve servir pra arrumarmos a casa. A diretoria já se pronunciou que irá manter Joel Cachaça no comando do time e que trará reforços. É óbvio que o time precisa de jogadores em algumas posições chaves, e que já é a hora de uma ninhada bater as asas e sumir do Ninho do Urubu. Acho errado manter o Joel, a maioria da torcida também. Mas a Paty parece que não dá ouvidos a nós. Então que fique o Cachaça!

A minha lista de dispensas é extensa. Vou começa-la, baseada na relação de atletas profissionais do Flamengo, que consta no site oficial:

      1. Welinton – Zagueiro limitado e botinudo. Vale uma graninha boa, se vendido pra Europa.
      2. David Braz – Teve a história do gol do hexa, mas se o nosso herói, que jogava muito mais, já vazou, quem dirá ele? Pode ser vendido.
      3. Júnior César – É até razoável defensivamente, mas no apoio é péssimo. Ficamos mal acostumados com o Juan, e agora, minha aposta é o Magal, que sempre entrou bem. Jr. César pode ser vendido.
      4. Willians – Tem um valor de mercado muito alto pra Europa e não tá jogando nada. Já passou da hora de ir embora. Deve ser vendido.
      5. Gustavo – Provou ser forte, violento e pereba. Não tem bola pra jogar no Mengão. Volta pro Boavista.
      6. Negueba – Enquanto ele não tiver um técnico que ensine a ele parar, pensar e olhar o jogo, vai continuar nessa afobação que tá. Pode ser emprestado pra um time europeu.
      7. Galhardo – Caiu muito de produção, nos poucos jogos que entrou. Com a contratação do Wellington, do Rezende, pode ser emprestado pra um time brasileiro e ganhar rodagem.
      8. Maldonado – Não tem mais nenhuma explosão física. Pode se aposentar.
      9. Rodrigo Alvim – Não joga nada, não fica nem no banco e tem um salário alto. A saída vai aliviar a folha, e ainda entrar uma graninha. Deve ser vendido.

É. Na minha lista, não tem Ronaldinho. E a explicação é bem simples: ruim com ele, pior sem. O salário é absurdo, principalmente se comparado ao futebol. Mas o time tem uma dependência do dentuço sem tamanho. Como ninguém vai querer renegociar o salário, e ele não vai jogar mais do que joga hoje, fico com uma tamanha de uma dúvida: o que fazer com ele, na situação que o time está?

Reforços

Acho que a diretoria poderia olhar com carinho para os estaduais, e principalmente, para os times “pequenos”. Tem muito jogador bom dando bobeira, a preço de banana! No mercado sul-americano, como já mostrou a matéria do Globoesporte.com, também tem jogador que cairia como luva no nosso time.

Wesley Ladeira, do Tupi-MG
Eu já deixo uma recomendação: o zagueiro Wesley Ladeira, do Tupi-MG. O cara é jovem, preciso nos desarmes, bom no jogo aéreo e tem uma liderança sem tamanho dentro de campo. Lógico, a pressão dos clubes nem se compara, mas aposto aqui que ele vai pintar em algum time grande após o fim do campeonato mineiro e pode se destacar. Abre o olho, Mengão!
Leia Mais ►
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.