segunda-feira, 23 de abril de 2012

Hora de pôr a cabeça no lugar


Por Náyra Menezes Vieira



Poucas vezes tivemos um início de ano tão ruim e, passadas as horas críticas, temos todos que pôr a cabeça no lugar, principalmente para saber como ler o que está sendo publicado por aí e separar a informação da opinião alheia, tentar driblar as “notícias” que portais publicam cheios de interesse em direcionar o seu leitor.

Uma coisa que tende a me irritar é ler torcedor dizendo que Joel é um castigo para quem pedia a queda de Luxemburgo. Eu ergo a mão e digo que não queria a vinda de Luxemburgo por ser um técnico ultrapassado e mais interessado em negociatas que em futebol, se um dia parar de querer ser manager, aprender um pouco de humildade e se reciclar, pode ser que volte a ser um grande técnico.

 É verdade que a campanha de 2011 foi muito melhor que a de 2012? Sem dúvida! Um dos motivos é que Thiago Neves entrou voando no Carioca e na Copa do Brasil, a qual perdemos por oba-oba. No Brasileirão, Felipe e Ronaldinho levaram o Flamengo nas costas, além das muitas assistências de R10, havia os gols de Deivid e um Thiago Neves inspirado no iniciozinho e no finalzinho. Mas o time não tinha padrão de jogo, era taticamente falho, a defesa tomou os mesmos gols o campeonato inteiro! Só como exemplo, no dia que o Palmeiras tomou gols bobos em cruzamentos por cima, no treino seguinte Felipão pendurou uma bolinha numa corda e treinou cabeceio, fez um treino para CORRIGIR a falha.

Enfim, não esqueçamos tudo o que Luxemburgo fez de errado e paremos de transformar erros de Joel em acertos de Luxemburgo. Patrícia errou nas contratações de técnicos, o que não é novidade já que disse que não entende de futebol, a obrigação era contratar diretores que entendessem, vice-presidente, diretor e gerente de futebol profissionais, com uma carreira sólida e boa reputação, que fizessem um planejamento sério, comprometido e contratassem de acordo com isto. Nada disso foi feito, talvez a única exceção seja o Jairo, que realmente é experiente e capacitado para o cargo, assim chega a ser “compreensivo” que ela tenha contratado Luxemburgo, após indicação de Zico, ou trazido o “vitorioso” Joel que é empresariado por Rabello, principal financiador da campanha de Patrícia Amorim.

Agora, vejamos a imprensa, que já abordei antes como sendo extremamente parcial e parece ter prazer em bater no Flamengo, fazendo reportagens que visam atrair o “pior” para o clube. Exemplos:


  1. Ficaram semanas falando dos atrasos nos direitos de imagem dos jogadores. Isso é errado? Não, mas não deram mais que uma nota sobre os atrasos de salário e direitos de imagem do Vasco, ou do Internacional e outros clubes.

  2. Falam de Adriano que sequer assinou com o Flamengo, reportagens sobre ele viajando ou indo a esquina. Quem viu algum destaque sobre a volta do problemático Carlos Alberto, todos batendo no Vasco por reintegrar ao elenco um jogador problemático que saiu após discutir agressivamente com um dirigente, foi para o Grêmio e depois Bahia, em todos os lugares dispensado com problemas técnicos e disciplinares?

  3. Todos aqui viram as reportagens elogiando Negueba na época em que ele foi “adotado” pelo Joel? E aquela elogiando Willians como grande ladrão de bolas, mostrando quantas bolas havia roubado nos dois últimos jogos, porém sem mostrar quantas bolas ele havia perdido, sem mencionar os cruzamentos e chutes de fora que ele permitiu o adversário fazer, inclusive permitindo um péssimo resultado na Libertadores?

  4. Ah! Quem aí já perdeu as contas de quantas vezes perguntaram ao Joel ou jogadores seja à beira do campo ou nas coletivas após resultados ruins, se um time cheio de garotos inexperientes pode justificar o time tomar tantos gols ou não segurar um resultado?

    Todos esses exemplos acima ilustram o aviso que dei sobre ler e assistir reportagens com senso crítico. Não podemos guiar nossos pensamentos pelo que a grande imprensa ou mesmos os, cada vez piores, comentaristas e narradores falam durante o jogo, precisamos assistir a partida observando os jogadores e posicionamento do nosso time e do adversário.

    Não precisa ser um gênio ou habilidoso jogador de Fifa Manager, FM e outros, para ver que os jogadores estão “gordos”, que TODOS e não só Ronaldinho cansam no 2° tempo, que a defesa anda uma bagunça com o meio dando muito espaço e marcando mal, fomos o time com um dos melhores ataques da Libertadores e ainda assim eliminados, fazemos gols todo jogo, porém de que adianta o ataque funcionar se a defesa não anda? Isso é culpa dos garotos, da falta de volantes?

    Antes dos “velhos” voltarem do departamento médico, estávamos na zona de classificação da Libertadores! Precisamos de cabeças de áreas, brucutus que só sabem destruir? Não! Podemos jogar com um meio de campo leve e habilidoso que sabe trabalhar a bola nos pés ao invés de dar chutão, não esqueçam que Muralha fazia um jogo melhor que o outro e o problema era o posicionamento do 3° meia, que Joel testava tudo quanto é jogador e cismava em deixar Devid no banco! Joel reclamava de não poder repetir escalações e não conseguir tempo para treinar, entretanto muitas vezes ele não repetia porque NÃO QUERIA, insistindo em escalar um time na Libertadores e outro no Carioca, sem prezar pelo entrosamento da equipe.

    Aliás, o trabalho do dia-a-dia do Joel é péssimo! Rachões e coletivos, folgas demais, nenhum trabalho tático e técnico mesmo na semana que ficamos fora das finais da TG, agora tivemos a “folga” da Libertadores e Joel treinou um time e foi a campo com outro! Como o meio poderia jogar bem, se os jogadores entraram “no susto”? Isso claramente foi para queimar os garotos e a torcida comprou a ideia, começando a ofender Muralha e Luiz após a derrota de ontem, ao invés de pensar no porque Joel não treinou com eles e insiste com jogadores limitados ou porque “ressuscitou” o Rômulo, que, aliás, possui o MESMO EMPRESÁRIO que o Joel!


    Concluindo, continuo afirmando tudo que afirmei nos meus posts anteriores, temos um bom elenco, só que é mal treinado e orientado! Precisamos de um técnico que saiba cobrar, ser disciplinador, sem exageros, e que assuma seus erros (Joel já disse mais de uma vez em entrevistas que “Erra pouco”), divida a responsabilidade com o elenco. Obvio que isso não resolve a diretoria incompetente e a presidente que só se dedica aos esportes olímpicos e suas reeleições, mas para estes problemas só se associando para mudarmos o destino do clube de forma definitiva!

    Temos agora a chance de recomeçar, um novo técnico e de preferência em grande fase e atualizado como Sampaoli, Dorival, Falcão ou Espinosa. Temos um mês para trabalhar, avaliar o elenco, planejar não só contratações como todo o Campeonato Brasileiro, lembremos que o Corinthians após o vexame do Tolima foi campeão nacional no fim do ano!

    Saudações Rubro-Negras!



 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.