sábado, 2 de junho de 2012

Fim da era Assis


E agora? Faz o que com isso ai?


Fim da era "Assis" no Flamengo. Era?


1 ano e 5 meses, 74 jogo, 28 gols e apenas um jogo que podemos chamar de "memorável".

Santos 4 x 5 Flamengo. Um ESPETÁCULO, digo até que um dos melhores que vi nos últimos anos. Atuação digna de respeito pela parte de R10.


Pouco para o "grande" Ronaldinho. Até então pouco para o grande investimento que foi feito e confiado em cima dos irmãos Assis. Sim, irmãos. O Flamengo pagou por um mas levou de lambuja o "negociador" (que por sinal eu que pensava que gostava de dinheiro, esse dai gosta muito mais).

O clube acreditou que Ronaldo fosse brilhar novamente, acreditou firmemente no projeto. Quanto tempo um astro condecorado na Europa não pisava no Flamengo? Seria O NEGOCIO para o clube.


Não esperávamos nem 20% do futebol que Ronaldo mostrou no Barcelona, até por que não demonstrou isso nem no Milan. Se estivesse jogando algum futebol, dificilmente teria o passe livre de Milão para Gávea. 

Esperávamos garra, vontade, luta, raça, suor e a cima de tudo RESPEITO.


Afinal não estamos falando de qualquer clube, e sim do time com a maior torcida do Brasil.

Fiquei puto, não pelo fato do dinheiro (cerca de 40 milhões), até por que quem trabalha de graça é relógio. Ronaldo não foi o primeiro e muito menos sera o ultimo a processar o Flamengo, fiquei chateado porque não precisava ser assim, poderia ter sido diferente. Se aproveitaram de um momento ruim e das péssimas atuações para  literalmente "jogarem a merda no ventilador".

Por outro lado fiquei triste, pois acredito que eu fazia parte dos 2% dos que acreditavam no Ronaldinho. Que daria a volta por cima e que calaria a boca de todo mundo trazendo o seu futebol alegre e comovente a tona novamente. E agora? Dificilmente algum clube brasileiro vá aceita-lo, a não ser que sejam muito burros. O futebol arte que dificilmente voltaria a brilhar, agora se foi de vez. 

Ronaldinho nunca precisou mostrar nada pra ninguém. Encantou toda a torcida do Barcelona, foi aplaudido pelo maior rival do clube catalão, fez o Brasil e o mundo se apaixonarem pelo futebol arte que o rendeu nada mais nada menos que o titulo de 2 vezes melhor do mundo.

Mas como já dizia o mesmo, Flamengo é Flamengo. Aqui se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. A torcida cobra, quer ver resultado e passado de jogador não quer dizer nada. A camisa pesou e Ronaldo não aguentou.

Faltou um pouco de gratidão com o clube que mesmo com suas fracas atuações o colocou de volta a seleção. Sabe porque? Por que Flamengo é Flamengo. 

Faltou esquecer um pouco das influências e pensar sozinho.

No fim, Ronaldinho não foi "O CARA" que esperávamos que vestisse o manto e sim apenas mais um que portou a eterna camisa Rubro Negra.

Ronaldinho? Só mais um. Flamengo? É para SEMPRE.



Flamengo é Flamengo !

E fim de papo.












°

Leia Mais ►

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dias Melhores


“Acabou” nosso sofrimento com Ronaldinho com a camisa do Maior do Mundo. Na tarde de ontem, 31 de março, o astro do Bonde do Mengão Sem Freio se desligou, judicialmente, do Flamengo.
Erre10 foi substituído no seu último jogo pelo Flamengo.
A saída do ex-craque foi recebida com enorme alívio pela imensa maioria da Nação. No canal BrahmaFla, do Facebook, uma pergunta foi o destaque da manhã, após declarações do Coutinho (péssimas, diga-se de passagem) e antes do desligamento oficial do Erre10: Você é a favor do possível afastamento do Ronaldinho? A maioria esmagadora (4.720 pessoas) votou a favor, enquanto 1.569 queriam que ele continuasse integrado ao elenco.

A imagem desgastada do “astro” já atinge o Brasil todo. Pelo canal do Lancenet!,outra pergunta, já após a saída ser oficializada, serviu de comprovação: Você gostaria que o seu time contratasse o Ronaldinho Gaúcho? Enquanto apenas 87 pessoas ainda acreditam que ele é craque e deve ser contratado, 629 torcedores espalhados pelo país não o querem ver com a camisa dos seus respectivos times, acreditando que o jogador já está em fim de carreira. A cereja do bolo para o antigo melhor do mundo foi a negação de três dos principais times do país. Grêmio, Corinthians e Palmeiras já avisaram que não querem saber de Erre10. E duvido muito que algum time nacional vai querer.

Para o Flamengo, restam preocupações. Em campo, Ronaldinho, embora não fosse decisivo, era importante por chamar marcação dupla, ou tripla, e trazer um pouco mais de qualidade nos passes. Fora dele, Erre10 e seu staff cobram uma dívida de mais de R$ 40 milhões do clube. Até onde sabíamos, o valor reconhecido pelo clube era de R$ 2,25 milhões. Isso não reforça minha teoria do último post?

Além do Horizonte

Tiramos, no entanto, um enorme peso do elenco. O clima, que não era dos melhores, tende a melhorar. A saída de Ronaldinho tem que fortalecer a garotada da base. Em campo, o time vai ter que (re)aprender a jogar sem o Erre10 e vai ganhar um jogador que corra e, possivelmente, jogue até melhor do que Ronaldinho vinha jogando. Quer um exemplo? Bottinelli. Mesmo lento e limitado tecnicamente, o argentino é esforçado e raçudo. Agora sem desculpa para ficar no banco. Botti pode ser o substituto natural do ex-craque, enquanto não encontramos um grande camisa 10, com identificação com o Manto Sagrado! Acredito que Adryan e Thomás devem subir ao time principal e ganhar alguns minutos no decorrer das partidas.

Carta Marcada

O Flamengo sabia o que estava comprando em 2011. Não pode reclamar que não sabia ou não esperava tal atitude do jogador. O leilão protagonizado pelos irmãos Assis para decidir em qual clube o “astro” jogaria já era uma premissa do que aconteceria caso o dinheiro não entrasse na conta do jogador. O Flamengo, ao terminar a parceria com a Traffic, sabia que não poderia arcar com os compromissos sozinho. Não deu outra.

A euforia da torcida, até mesmo da minha parte, foi enorme. Eu, por exemplo, fui na estreia do jogador. Nós sabíamos que ele não fazia grandes partidas desde 2005. Na Copa de 2006, desapareceu. No Milan, pouco jogou. Era óbvio que não era mais o mesmo jogador eleito duas vezes o melhor do mundo. Mas nós, cientes do nível dos zagueiros do futebol brasileiro, esperamos que R10 voltasse a brilhar. Se nem com os nossos ilustres defensores ele conseguiu retomar o bom futebol e fazer grandes jogos, quem dirá nos palcos europeus. Se Ronaldinho quer voltar a brilhar, que vá jogar na Ásia ou no Oriente Médio. Pelo menos lá, as chances de boa$ exibiçõe$ são enormes.
Leia Mais ►

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Os responsáveis

Depois de um primeiro semestre indigno, com eliminações no insosso Campeonato Carioca e na Taça Libertadores, o Flamengo parece ter escolhido o culpado pelo fracasso: Ronaldinho. A análise - feita por muitos - me parece equivocada e até certo ponto injusta. Evidentemente que o capitão e camisa 10 da Gávea está devendo e muito, mas apontá-lo como único responsável pela crise instalada no rubro-negro me parece uma visão simplista.

Se fizermos uma rápida reflexão, logo encontraremos uma série de motivos que deflagraram essa instabilidade no Flamengo. E é fácil perceber que os problemas aparecem de cima para baixo, de forma hierárquica e como uma bola de neve. É claro que é muito mais fácil jogar a responsabilidade nas costas do maior astro da companhia e, oportunamente, se eximir de culpa. Mas a discussão envolve vários fatores que contribuem e muito para o fracasso rubro-negro na temporada.

Num primeiro nível está a diretoria, que claramente não faz um bom trabalho e dá a impressão de que está completamente perdida, sem rumo, sem comando, em voo cego. Aliado à falta de estrutura profissional temos a inadimplência para com alguns atletas, que acaba por gerar um segundo problema: a insatisfação dos jogadores. Ninguém gosta de trabalhar com seus vencimentos em atraso. Seja qual for a área em questão. A gestão atual do Flamengo é, talvez, a pior da história do clube. Um amadorismo nunca antes visto, que afunda o clube e envergonha o torcedor.

E eu coloco os jogadores como o segundo nível na escala de responsabilidades no Flamengo. Insatisfeitos e sem comando, os atletas claramente não se empenham e adotam uma conduta extremamente prejudicial ao clube, desde noites mal dormidas à falta de luta dentro de campo. Fica difícil cobrar profissionalismo dos jogadores quando se olha pra cima e vê uma estrutura frágil e permissiva. Ainda assim, nada justifica a atitude de alguns atletas, que não respeitam a instituição e não merecem vestir o Manto Sagrado. E neste ponto, Ronaldinho é, sim, o principal vilão. Sem brilho e tampouco empenhado em melhorar, o jogador parece ter se acomodado e não dá sinais de que pode virar o jogo. Situação que piorou demais este ano, com o acúmulo de dívidas.

Num terceiro plano colocaria a incapacidade do atual treinador. Joel Santana viveu durante muitos anos daquela imagem folclórica. De um técnico paizão, brincalhão, que levava o grupo no papo e vez ou outra conseguia bons resultados. Pois bem. Esse Joel não existe mais. O que sobrou dele foi apenas a parte ruim, de um treinador ultrapassado, covarde e sem capacidade de comandar uma equipe do porte do Flamengo. Joel não tem a menor condição de continuar à frente do time, independentemente dos problemas de relacionamento com o elenco. A simples deficiência técnica do Natalino já seria motivo suficiente para demiti-lo.

Por fim, mas não menos importante, colocaria a torcida do Flamengo. Em outros momentos difíceis e de crise, por muito menos, mas muito mesmo, a massa já teria se manifestado, exposto sua revolta, sua insatisfação com o momento do clube. Volta e meia me pergunto o motivo pelo qual a torcida rubro-negra se tornou tão calada. Neste aspecto, acho que cada um que encontre sua própria resposta. Não cabe a mim responder. O fato é que nós, torcedores apaixonados pelo Flamengo, que aprendemos a amar este clube que tanto nos orgulhou, não podemos mais permitir que essa corja continue devastando a instituição. Pouco a pouco, o Flamengo vem se apequenando e isso é inadmissível. Não foi este Flamengo que eu aprendi a amar. E não é por este Flamengo que me tornarei motivo de piada. É preciso uma mudança urgente, em todos os setores do clube.

Pablo dos Anjos
@PabloWSC
Leia Mais ►

domingo, 27 de maio de 2012

Flamengo x Internacional –Pós-Jogo

Por Náyra Menezes Vieira



O que falar desse novo 3 x 3? Foi igual ao jogo do Olímpia aqui? Não, de jeito algum! Lá jogamos muito bem até os 25 do 2° tempo, aqui jogamos mal o jogo todo, apesar de parecermos “arrumadinhos” na maior parte do tempo. Então, irei aqui avaliar os jogadores e, por último, o Joel.

 
Paulo Victor: Fez boas defesas, trabalhou o jogo todo, não teve culpa nos gols. Hoje não deu pra fazer milagre. Nota 8.

 
Léo Moura: Apareceu poucas vezes no ataque, creio que não mais de duas na linha de fundo e cruzou mal. Na marcação não ocupou espaço, chegou a sair da frente para um jogador adversário chutar, 2 gols do Internacional nasceram de jogadas pela direita, não foram contra-ataques, portanto ele tinha a obrigação de estar ali e não estava! Nota 1.

 
Gonzáles: Sem Léo Moura ou outro apoio pela direita, esteve perdido sem saber a quem acompanhar. Não deu a segurança necessária e não soube orientar a defesa. Nota 4.
 
Wellinton: Seu lado estava um pouco mais seguro, mas ainda sim foi mal em alguns lances, inclusive no 1° gol deles. Nota 3.

Magal: Esteve durante toda a semana no departamento médico com uma lesão muscular, vetado para o jogo. Wellington Silva, Rodrigo Alvim e Renato passaram pela lateral nos treinos, inclusive uma formação do 3-4-3 com Deivid. Não tem como saber por que decidiu por Magal que estava nitidamente sem condição de jogo, mal no ataque e na defesa. Nota 3.

Airton: Voltou após muito tempo afastado por lesão, começou tímido, fez o gol que lhe deu mais vibração e confiança. No 2° tempo se contagiou com a ousadia do grupo e foi muito a frente, deixou espaços para contra ataque e ainda ganhou cartão bobo por falta no meio campo. Nota 6.

Luiz Antônio: Novamente discreto em campo, sua função era levar a bola roubada pela defesa ao ataque, tentar jogar com Ronaldinho, porém sem deixar a lateral descoberta, assim ficou muito atrás para ocupar o buraco deixado pelo Magal. Nota 8.

Ibson: Foi muito bem no 1° tempo, não tem entrosamento com os jogadores, mas deu maior movimentação ao meio campo, criou boas jogadas, porém morreu após a metade do 2° tempo. Se antes ele cobria o lado direito ajudando a diminuir os espaços ali, a avenida se consolidou com Ibson já sem fôlego. Nota 7.

Kleberson: Um chute na Lua e um chute pra fora quando tinha ótima chance para desempatar. Não voltava para marcar e, como estava na direita, eram 2 a menos naquele setor e vejam a “coincidência”,  era onde o Dátolo caía a maior parte do tempo! Kleberson era menos um em campo, como disse no post anterior é jogador de 15 ou 20 minutos e só! Nota -3. (Sim, negativo, porque ele ocupou a vaga de alguém que poderia estar fazendo algo ao invés de atrapalhar)

Ronaldinho: Um dos raros jogos onde apareceu, se movimentou e deu bons passes, além de ter ido bem na bola parada. Cansou no 2° tempo, mas nem de longe pode ser culpado pelo empate. Nota 7.

Love: Fez tudo que pôde para tentar cobrir espaços, mas assim como Ronaldinho estava sempre muito bem marcado. Perdeu duas chances claras que não podem ser perdidas e poderiam ter matado a reação do Internacional. Nota 8.

Amaral: Tem uma saída de bola ruim e não marca tão bem. Nota 4.

Renato: Entrou e parecia ainda estar no banco. Assumiu com primor a função de zero a esquerda de Kleberson. Nota 0.

Deivid: Se mexeu, buscou jogo, mas com Ibson cansado e os outros meias fazendo tudo, menos jogando bola, não tinha como fazer nada. Nota 5.

Joel: Não é sequer digno de nota! Como pode treinar tão mal? O time possuía buracos entre as linhas de jogadores, ninguém sabia que Magal ia jogar e nem treinar ele treinou, pra que escalar o cara no sacrifício? Como ele pode ver Love e Ronaldinho falarem que Deivid melhora o time, como pode ver os scouts do 9 e ignorar que o time funciona melhor com Love e Deivid de atacantes? Kleberson nos jogos em que começou não fez nada, ele é um reserva que pode entrar e contribuir para cadenciar um jogo e às vezes puxar um contra-ataque, mas isso entrando depois dos 20 do 2° tempo!

Hoje vimos que o supersticioso Joel, tem em Kleberson seu pé de coelho. Adora por nos outros a culpa pelos seus erros e fracassos, ou vocês acham que houve algum outro motivo para ele tirar Ronaldinho? E mais, Joel sabe que pode cair a qualquer momento e se ainda está lá é porque os jogadores o apoiam e, se fazem isso, é porque ele mantém cativos os jogadores influentes, aqueles que tem nome e moral dentro do clube como Léo Moura, Renato, Kleberson, agora o Ibson chegou e todos são intocáveis. Luiz Antônio sair e Muralha nem no banco ficar é um sinal de que os garotos serão culpados e nisso a base cada vez mais desprestigiada.

Como previsão, por tudo que Joel tem feito desde que chegou, o custo desse 3x3 será no próximo jogo saírem Luiz e Paulo Vitor, para a entrada de Renato e Felipe, isso se ele não tirar Magal e por Renato na esquerda com Rômulo ou Amaral no meio no lugar do Luiz. E, só para se situarem, tanto Rômulo quanto Amaral possuem o mesmo empresário: Léo Rabello, que por “coincidência” é empresário do Joel Santana.

Saudações Rubro-Negras e #ForaJoel!



 

Leia Mais ►
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.