quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Clássico da rodada


Corinthians e Flamengo fazem, na próxima 5ª feira no Pacaembu, o grande jogo desta 22ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Líder da competição, com 40 pontos ganhos – até o início da rodada –, mas vivendo momento irregular, o clube paulista recebe o Flamengo, que até bem pouco tempo era o principal adversário dos paulistas pela ponta da tabela, mas que já não vence há 6 rodadas e sofre com a má fase de alguns jogadores, além das lesões.

Clássico entre as duas maiores torcidas do Brasil, Corinthians e Flamengo jogarão em um Pacaembu lotado. E no que depender do retrospecto, a partida promete ser bem equilibrada. Na história do Campeonato Brasileiro, as equipes se enfrentaram 23 vezes em São Paulo (10 no Morumbi, 10 no Pacaembu, uma em Limeira, uma em Campinas e uma em Mogi-Mirim), com 8 vitórias do Corinthians, 7 triunfos do Flamengo e 8 empates. Nos gols marcados, pequena vantagem paulista: 32 a 31. E o equilíbrio persiste também nas partidas disputadas no Pacaembu pela competição. Ao todo foram 10 jogos no estádio, com 4 vitórias do Timão, 3 empates e 3 triunfos do rubro-negro.

Jogar em casa, aliás, não é garantia de vitória no clássico entre as equipes pelo Campeonato Brasileiro. Nas 35 vezes que uma equipe saiu de campo vencedora (em 50 jogos disputados), 15 foram vitórias obtidas no campo do adversário. O Flamengo venceu 7 vezes em São Paulo e o Timão venceu 8 vezes no Rio.

Apesar do equilíbrio nos números, o Flamengo não vem obtendo bons resultados diante do Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. O rubro-negro venceu pela última vez o Corinthians no 2º turno do Brasileiro de 2009: Fla 2x0 em Campinas (29/11/09), gols de Zé Roberto e Léo Moura. Depois desta vitória do Fla, as duas equipes se enfrentaram mais 3 vezes em Brasileiros, com uma vitória do Corinthians (1x0/2010) e 2 empates (1x1/2010; 1x1/2011). Vale destacar que a última partida entre as equipes, pelo 1º turno deste Brasileiro, marcou a despedida de Petkovic e terminou empatada em 1x1.

Com os 2 times precisando da vitória, o clássico desta 5ª feira promete ser bastante movimentado, com ambas as equipes buscando o jogo. De um lado, o talento do craque Ronaldinho. Do outro, a força da Fiel, que costuma apoiar o time do começo ao fim das partidas. Com apenas 2 empates sem gols em 50 jogos disputados pelo Campeonato Brasileiro, Corinthians e Flamengo têm tudo para fazer uma partida com muitos gols. Para os rubro-negros, um alento: Sempre que o Flamengo marcou o 1º gol nos jogos contra o Corinthians em Brasileiros, a equipe carioca não perdeu. Fica a torcida para que o Mais Querido balance as redes primeiro e não sofra sua primeira virada na história do confronto pela competição.

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.