sábado, 3 de setembro de 2011

Pelo fim da má fase


A partida deste domingo contra o Bahia, no Engenhão, é fundamental para os objetivos do Flamengo neste Campeonato Brasileiro 2011. Sem vencer há 5 rodadas na competição, o rubro-negro precisa da vitória contra os baianos para se manter entre os primeiros colocados do Brasileirão 2011. E o retrospecto parece jogar a favor do Mais Querido.

A última vitória do Bahia sobre o Flamengo aconteceu no Brasileiro de 2000, quando goleou a equipe carioca por 4x1 em Salvador (17/09/00), gols de Jajá/3 e Jean, descontando Denílson. Mais de 45 mil pessoas compareceram à Fonte Nova naquele dia. Depois desse revés, o Flamengo enfrentou outras 7 vezes o Bahia (5 pelo Brasileiro e 2 pela Copa dos Campeões), com o rubro-negro obtendo 5 vitórias e 2 empates.

Com muitos jogadores no departamento médico e sem poder contar com Ronaldinho – defendendo a seleção brasileira –, o Flamengo aposta na força da torcida e no bom desempenho em casa para vencer o Bahia e continuar firme na luta pelo heptacampeonato. Em casa foram apenas 8 os jogos disputados contra os baianos pelo Brasileiro, com 4 vitórias do Flamengo, 2 triunfos do Bahia e mais 2 empates, 17 gols dos cariocas e 4 dos baianos. Desses 8 jogos disputados no Rio de Janeiro, 7 aconteceram no Maracanã e um em São Januário.

As partidas mais importantes do confronto entre Flamengo e Bahia em Brasileiros aconteceram em 1981, quando as duas equipes se encontraram nas 8ª de final da competição. O Flamengo levou a melhor, empatando sem gols em Salvador e vencendo no Rio por 2x0, gols de Nunes. No total foram 29 partidas disputadas entre as equipes na história do Campeonato Brasileiro, com 9 vitórias do Flamengo, 7 triunfos do Bahia e 13 empates. Retrospecto à parte, o Mais Querido precisa se impor diante do adversário mais fraco e somar os 3 pontos diante de sua torcida, para afastar de vez a nuvem cinza que paira sobre a Gávea.

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.