segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Fantasma chileno



O Flamengo reencontra, nesta 4ª feira, um adversário difícil de ser esquecido pela torcida rubro-negra. Afinal de contas, a Universidad de Chile foi responsável pelo momento mais dolorido do Mais Querido na temporada passada: a eliminação nas 4ª de final da Libertadores 2010. Depois de uma inesperada derrota por 3x2 na partida de ida, disputada no Maracanã, o Flamengo venceu o adversário no Chile, mas o triunfo por 2x1 não foi suficiente para evitar a fatídica eliminação.



As equipes se enfrentam pelas 8ª de final da Copa Sul-americana, que apesar de pouco valorizada, garante ao campeão uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem. Duelo inédito pela competição sul-americana, Flamengo e La U estão iguais no retrospecto geral. Ao todo foram disputados 11 jogos entre os times, com 5 vitórias para cada lado e mais um empate. O rubro-negro leva vantagem apenas nos gols marcados: 25 a 15.

O confronto entre as equipes acontece justamente no momento em que o Campeonato Brasileiro entra em sua reta final. Talvez por isso, o técnico Vanderlei Luxemburgo não deva escalar todos os titulares na partida de 4ª feira, no Engenhão. Time misto ou não, o torcedor rubro-negro tem bons motivos para acreditar em vitória contra o difícil adversário. Suspensos da próxima partida contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho são presenças garantidas no duelo pela Copa Sul-americana. Juntos, os destaques do Mais Querido marcaram 37 dos 96 gols da equipe na temporada.

A vitória contra a Universidad de Chile é importante para as pretensões do Flamengo no ano. Não só na competição sul-americana. Um triunfo diante dos chilenos no meio de semana trará ainda mais confiança ao elenco para a sequência do Brasileiro. Além disso, a torcida rubro-negra terá papel decisivo no jogo contra o Santos no fim de semana, já que o time não poderá contar com seus dois melhores jogadores.

Mas os comandados de Luxemburgo encontrarão uma equipe que vive excelente momento na temporada. Invicta tanto na Sul-americana quanto no Torneio Clausura, a Universidad de Chile perdeu apenas 4 vezes no ano e ainda defende uma invencibilidade de mais de 3 meses (ou 20 jogos: 16v/4e). Adversário complicado, invicto e cheio de confiança. Bela oportunidade para o Flamengo mostrar sua força e decolar de vez na temporada.

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.