sexta-feira, 1 de abril de 2011

PETKOVIC, O ÍDOLO ESQUECIDO




Qual flamenguista não se arrepia ao rever o gol de Petkovic contra o Vasco, na final do Campeonato Carioca de 2001? Gol que deu o Tricampeonato ao Flamengo.
Um jogo digno de Flamengo e Vasco. Um jogo digno de final de Campeonato Carioca. Diante de mais de 60 mil pessoas no Maracanã, o Fla fez o impossível. O Rubro-Negro havia perdido o primeiro jogo por 2x1. Não tomou conhecimento do rival e de sua vantagem, e aplicou um 3x1 inesquecível.
Até que, aos 43 minutos do segundo tempo, o Flamengo vencendo por 2x1 e precisava de mais um gol pra ser campeão. Com a torcida vascaína já comemorando o título, veio o momento que não sai da cabeça de quem assistiu àquela decisão.
Falta para o Flamengo, na entrada da área, em cima de Edílson. Adivinha quem vai bater? É o camisa 10 da Gávea. Música famosa de Jorge Ben, em homenagem a Zico. Não foi bem este camisa 10 da Gávea quem bateu. Foi outro. O sérvio Petkovic. Mas a classe e categoria da cobrança foram as mesmas do Galinho de Quintino, maior ídolo da história do Clube. As imagens não saem da cabeça dos rubro-negros. O lateral-direito Alessandro rezando no banco de reservas. Zagallo segurando uma imagem de São Judas Tadeu. O então técnico vascaíno, Joel Santana desesperado no banco.
Era um momento decisivo. Caso o Flamengo fizesse o gol, seria tricampeão. Em uma linda coreografia, a torcida rubro-negra passou energia positiva para o time. Petkovic partiu para a bola, e como se tivesse colocado com a mão, a bola foi parar no fundo das redes, no ângulo esquerdo de Helton. Sem chances, indefensável, indescritível, emocionante. Uma explosão de alegria em vermelho e preto se deu no Maracanã e em todo Brasil.
O meio-campista rubro-negro vestiu o “Manto Sagrado” em 197 jogos, marcando 57 gols. Pelos números não parece um jogador extraordinário, porém era muito regular e importante, principalmente nas decisões de campeonatos. Mas no fim de sua carreira, O Maestro Pet foi esquecido pela diretoria do Flamengo. Barrado por Luxemburgo, não foi relacionado nem para a pré-temporada do clube em Londrina, muito menos para uma partida oficial. Ele estava treinando separadamente na Gávea, ao lado de outros renegados pelo clube.

"Não aprendi português o suficiente para achar palavras para descrever a torcida do Flamengo".
Dejan Petkovic
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.