quarta-feira, 30 de março de 2011

Análise Tática: Flamengo 3x3 Madureira


A invencibilidade foi mantida a duras penas. O Madureira abriu 3 a 1 aos 17 do segundo tempo. Deivid e Thiago Neves arrancaram o empate por 3 a 3. Mais uma vez, o time foi frágil ofensivamente, com pouca mobilidade e exagerando na previsibilidade. Desta vez, porém, ainda apareceu o componente da defesa instável. Welinton fez um gol contra constrangedor, e os atacantes do Madureira tiveram facilidade para entrar na área de Felipe.

Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo acumula três empates seguidos na Taça Rio e segue fora da zona de classificação às semifinais. O time está em quarto lugar no Grupo A, com nove pontos. O próximo jogo será contra o Duque de Caxias, no sábado, no Engenhão. Lutando contra o rebaixamento, o Madureira está em sexto lugar no Grupo B, com quatro pontos (veja a classificação completa).

O sexto jogo do Flamengo no Cláudio Moacyr não foi diferente dos demais. Time adversário recuado, dificuldade na armação e reação inicial fria da torcida, longe do “caldeirãozinho” propagado por Vanderlei Luxemburgo para defender os jogos em Macaé, a 200 km de distância da capital. A atuação do Flamengo também não ajudou. Mesmo com as voltas de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, o time seguiu burocrático, sem movimentação e pecando pela falta de fundamentos de alguns jogadores. Wanderley, por exemplo: apesar de esforçado, vibrante e dos cinco gols no ano, o atacante se enrolou com a bola em diversos lances.

Flamengo: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Galhardo (Bottinelli 2º T - 19min), Maldonado e Lorran (Diego Maurício 2º T - 0min); Thiago Neves, Wanderley (Deivid 2º T - 11min) e Ronaldinho.
Madureira: Cleber, Caio, Luiz Otávio, Douglas Assis e Nil; Vinícius, Rodrigo, Abedi (Gomes 2º T - 17min) e Michel (Alex 2º T - 36min); Baiano e Adriano Magrão(Maciel 2º T - 25min).
Gols: 0-1 Welinton (contra - 1º T - 34min), 1-1 Léo Moura (1º T - 42min), 1-2 Michel (2º T - 12min), 1-3 Baiano (2º T - 19min), 2-3 Deivid (2º T - 29min), Thiago Neves (2º T - 37min).



No primeiro tempo, Flamengo no 4-3-3.
Na primeira etapa, Flamengo atuando no 4-3-3 que teve Ronaldinho desde o início da partida aberto pela esquerda (e que não jogou bem, sumido a partida toda), mas que no finalzinho foi para o 4-3-1-2, com Ronaldinho recuando e indo pro meio, Thiago Neves fez companhia pra Wanderley no ataque. A equipe do Madureira atuou no 4-3-1-2, bem fechadinho, dando poucos espaços para o Flamengo, e saindo no rápido contra-ataque, assim fez os três gols.


No início do segundo tempo, Flamengo atuando no 4-2-2-2.
No começo da segunda etapa, mais precisamente até os 20min, o time de Vanderlei Luxemburgo fez um quadrado no meio, o 4-2-2-2, que deixou mais espaços ainda para os contra-ataques do Madureira. Única boa observação foi a entrada de Diego Maurício, que jogou bem o segundo tempo inteiro.



No final do segundo tempo, Flamengo no 4-1-3-2.

Depois da parada técnica, Fla no 4-1-3-2, com a boa entrada de Bottinelli no lugar do coitado do Galhardo, atuando fora da sua posição e perdido na volância. Ronaldinho ficou centralizado, Thiago Neves foi para a esquerda, Diego Maurício no ataque ao lado de Deivid. Foi com esse esquema que o Rubro Negro conseguiu o empate na raça.

Bom, essa foi a análise tática do jogo. Deixando a tática, irei falar o que já tinha falado no Twitter, essa invencibilidade do Flamengo, pode até ser comemorada se ganhado o Carioca, mas isso é uma enganação a todos, porque de todos os jogos que acompanhei do Fla essa temporada (praticamente todos, deixei de ver um ou dois), não vi um jogo inteiro que me empolgasse. É isso que deixo para vocês sobre o jogo.
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.