sábado, 7 de abril de 2012

O que pode salvar HOJE o nosso Flamengo?


Por Náyra Menezes Vieira





Me deparei com essa pergunta em um blog sobe o Flamengo e me coloquei a pensar sobre isso, fazendo um exercício mental que apresentasse medidas mais imediatas que a associação.

Entretanto, antes de entrar na discussão proposta, quero dizer que hoje, em pleno dia do jornalista, só consigo me lembrar de poucos que mereceram os parabéns. É uma vergonha, o que a imprensa esportiva tem feito com o Flamengo nos últimos anos! Desde 2009 que nos atacam a todo o momento, uma guerra que começou com a vinda de Adriano, sensacionalismo no caso Bruno, passou pelo achincalhamento ao Zico - vocês podem falar sobre Patrícia e Cap. Léo, mas lembram quem ANTES vinha insuflando a torcida contra a administração Zico? – e agora tem como principal alvo Ronaldinho. Não importa, meus amigos, o quanto eles estejam errados, não se pode fazer este massacre, principalmente quando afeta a imagem do clube! Algum de vocês se lembra de terem feito sensacionalismo em cima de jogadores de outros clubes? Emerson e Diguinho investigados pela Polícia Federal, Carlos Alberto e suas noitadas sendo reintegrado ao Vasco, Jobson e seu vício (foi suspenso pelo Botafogo de novo) e etc.? E mais, na hora de falar sobre o atraso nos direitos de imagem de alguns jogadores do Flamengo todos falaram, deram dezenas de manchetes, mas cadê que deram a “mesma mídia” para Vasco, Internacional e outros com o mesmo problema e devendo até o salário da carteira e não só imagem?


 Deixar que a imprensa massacre o Flamengo assim é culpa da Patrícia e diretoria, que deixam Andrés Sanchez mandar e desmandar em tudo, manipulando a mídia para se tornar a maior torcida do Brasil –sim, ele pode fazer isso já que tem muito poder na CBF – e começa por impedir esse massacre o renascimento do Flamengo como a Fênix que ressurge das cinzas!

Passo 0: A enquete feita por este blog só reafirma aquilo que já imaginava, os torcedores querem se associar (93%) e, não apenas para dar dinheiro (57% só se associariam com voto) às famílias que há anos dilapidam o patrimônio do Flamengo como as águias que devoram o fígado de Prometeu! Se começarmos uma associação em massa hoje, usando o plano sócio Off-Rio (com mensalidade de 40 reais), poderemos fazer as águias encolherem-se em seus ninhos, pois saberão que se o vencedor da eleição de 2012 não presidir para a Nação, honrando a história gloriosa do Flamengo, será junto a sua base expurgado de qualquer cargo de poder nas eleições vindouras porque NÓS não deixaremos que os corruptos se perpetuem e alternem no comando do Flamengo.

 Passo 1: Demissão de toda a comissão técnica (a exceção do preparador de goleiros). E contratação de uma comissão técnica permanente.

1.1) Contratação de um preparador físico antenado com as mais recentes técnicas de preparação física, com o objetivo de maximizar a resistência dos jogadores. Não podemos aceitar os jogadores –todos eles, inclusive quem não é adepto a noitada, como Bottinelli – se arrastar em campo, basta verem como Love perde gols no 2° tempo porque tem vontade, mas não perna!


 1.2) Contratação de 3 auxiliares, um especialista para cada setor do campo (defesa, meio e ataque). Temos pouco tempo para treinar, o ideal é um técnico para coordenar o treinamento e os auxiliares o fazendo na prática, é assim em outros esportes como no vôlei e em clubes de futebol na Europa.

1.3) Contratar um técnico experiente, com currículo, que tenha feito cursos de atualização recentemente e que possa vir imediatamente! Só me lembro do Valdir Espinosa e Falcão no momento, dentre os que estão desempregados ou fora da Libertadores.

1.4) Implementar o uso de tecnologia no acompanhamento dos atletas no treino e no jogo, como já é feito em outros esportes como a ginástica e o vôlei. Além da visível melhora técnica, evita-se lesões.

Passo 2: Contratar um especialista em gestão de futebol, talvez o próprio Petkovic, que entende das coisas do clube e acabou de se formar em um ótimo curso de gestão de futebol na Europa. Ele seria subordinado do Coutinho e superior do Jairo.

Passo 3: Deixar o Pet fazer um manual de regras de conduta para os atletas e divulgar na imprensa como uma demonstração de nova era administrativa. Haveria neste manual recomendações de comportamento extra campo e no dia-a-dia que não trataria apenas atrasos e faltas ao treino, como também atos de indisciplina dentro do jogo, como faltas absurdas ou agressão ao adversário ou mesmo a alguém do time, todas essas recomendações com a devida punição em caso de transgressão, sempre postas em termos de porcentagem do salário do jogador e comissão técnica.

Passo 4: Estabelecimento de treino em tempo integral até que o time entre nos eixos, com banimento dos rachões em tempos de crise e limitação de um coletivo por semana. Rachão não ajuda em nada, visto que todos atuam em posições aleatórias e ainda pode ocasionar lesões.

Passo 5: Ações agressivas de marketing, principalmente com o foco fora do estado do RJ e nos países que visitarmos em competições fora do país. Estas ações teriam algumas frentes:

5.1) Captação de sócios, como garantia de renda fixa, público consumidor e “patrimônio”, de modo a aumentar não só a renda mensal, como valores de patrocínio. Investimento no programa de sócio OFF-Rio e futuramente sua transformação em sócio-torcedor.

5.2) Ampliar o programa já existente de benefícios para sócios e criar um para torcedores não-sócios, de modo a aumentar a venda de produtos licenciados do clube, principalmente em seu site.

5.3) Investir em publicidade e criar uma linha completa de produtos do Ronaldinho, Love e, futuramente, Adriano. Podem dizer que não venderia, mas saibam que os pouquíssimos produtos do Ronaldinho venderam MUITO bem em 2011.

5.4) Aumentar o nível da parceria com a Globo, deixando que use suas dependências e oferecendo produtos licenciados para uso na novela Avenida Brasil para obter maior publicidade de seus produtos.

5.5) Organizar, em parceria com agências de viagem, pacotes completos para os jogos do Flamengo, incluindo transporte, ingresso e hospedagem nos jogos fora do RJ ou para torcedores de fora do RJ, sendo estes voltados para as 3 principais classes econômicas (A, B e C).
Passo 6: Planejamento, junto ao novo técnico, do uso do time sub-20 em jogos do estadual, inserção de jovens no time de cima e estabelecer uma linha de jogo e padrões técnicos e táticos para a categoria de base, de modo que todas estejam alinhadas com o time principal.
Passo 7: Avaliar o plantel de profissionais e ver quem pode ou vai ser utilizado e as posições carentes, para determinar os reforços visando VENCER o Campeonato Brasileiro de 2012.

7.1) Realizar uma reunião com o novo técnico e diretoria de futebol com os jogadores não apenas exigindo comprometimento, como também suspendendo todos os benefícios e deixando claro que faltas a treinos ou se apresentar cansado ou com sinais de embriaguez resulta em multa e registro para que em caso de reincidência possa ser empregada demissão por justa causa, sem o pagamento da multa de rescisão. E, por mais que a imprensa só bata em Ronaldinho, saiba que há muito mais tempo existe jogador que faz igual ou pior, ou lembram que a mídia só falou das noitadas do Willians quando Luxemburgo o suspendeu e agora o trata como queridinhos, quando ele não mudou nada!

Acho que todas estas medidas devem ser implementadas o quanto antes, não as acho minimamente absurdas ou fora da realidade, mas para isso a boa vontade tem que vir de cima para baixo e adoraria ter uma conversa frente-a-frente com a Patrícia Amorim para sugerir e exigir um comprometimento a respeito destas medidas. Acho que só com uma reunião com ela, as coisas andariam minimamente à frente apesar de um protesto de massa da torcida, com base em coisas sérias, também poder ser útil!

SRN


 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.