quinta-feira, 5 de abril de 2012

A hora da Camisa 12 fazer a diferença!


Por Náyra Menezes Vieira





Desde o fim do jogo que vejo a revolta se alastrar nas redes sociais, xingamentos aos jogadores, técnico, diretoria, muitos falando que não temos elenco e os principais alvos: Ronaldinho e Patrícia Amorim.

Pra começar, TODOS têm culpa, dos jogadores, passando pela comissão técnica, treinador, diretoria, presidente e TORCIDA. Então comecemos pelas principais críticas disseminadas por aí:


-Não temos elenco: Balela! Coloca aí a escalação no papel de todos os times da série A e vê se não ganhamos da maioria?! No papel nosso time é bom sim, temos jogadores experientes de bom nível e garotos talentosos, poucos times possuem isso e na escala que possuímos! Tirando Deco e Ganso que outro meia está no nível de Ronaldinho? Que time tem 3 garotos talentosos (Muralha, Luiz Antônio, Paulo Victor – para goleiro é garoto sim), fora as promessas Thomás, Adryan e Lucas?

-Os jogadores não tem raça: O time não tinha raça na época do Luxemburgo, hoje o time quer, o problema da “falta de raça” é mais um resumo da péssima condição física e bagunça dentro de campo! Como meu avô sempre diz: “Correr por correr é inútil! Jogador que sai correndo em bolas que todo mundo sabe que vão pra fora são burros, estão se cansando à-toa.” Para que por o pé em toda dividida, sabendo que os adversários muitas vezes são maldosos e “vão para quebrar”? Jogador tem que dividir quando a bola está a meio caminho de ambos, fora isso marca reduzindo espaço dando como única saída o espaço onde seu companheiro está na sobra.

-Os jogadores são baladeiros, não há preparo físico que aguente: Sem dúvida vários jogadores excedem o limite do bom senso, culpa de quem não os cobra (mais detalhes abaixo), porém ano passado eram tão baladeiros quanto e o antigo preparador físico garantia o time correndo ao menos 70 minutos de jogo, o atual preparador tem que rever esse programa de treinamento. Na dúvida basta ver os jogadores que ninguém vê na noite, mas em campo cansam tanto quanto Ronaldinho e cia.

-Ninguém cobra Ronaldinho: Ele não é o único baladeiro, mas por ser o “craque do time” pegam (torcida/imprensa) mais no pé dele. Tem que cobrar TODOS os jogadores e o treinador! Joel também não trabalha e não treina, ou alguém aí acha que coletivo e rachão é treino? Alguém aí pediu pra diretoria cobrar do Joel quando ele disse que não viu os jogos dos adversários? Resumo: Ninguém cobra porque todos tem telhado de vidro e rabo preso (inclusive as organizadas).

-Willians é ladrão de bolas tem que estar no time: De fato Willians rouba muitas bolas, mas também perde muitas bolas e faz muitas faltas. Muralha e Luiz Antônio fizeram algum pênalti imbecil? Pois é, Willians e Maldonado sim! Ah! Quem impede que os jogadores adversários chutem de longe de frente pro gol é o 1° volante, nos 3 gols que levamos do Olímpia o 1° volante era o Willians e TODOS começaram com chutes de fora.

-Felipe tem dado muitos rebotes: De fato isso ocorre, mas em 80% dos lances não tem outro jeito! São chutes fortes, na direção do gol e com espaço pro adversário chutar, o cara não faz milagre é só goleiro! Culpa de quem deixar os adversários chutarem livremente. E não falem de Bruno, porque o que ele mais fazia era tomar frango de chute de longe!

-Joel é burro: Sim, burro e incompetente, só sabe ganhar estadual e olhe lá! Mas presidente adora contratar gente com muitos títulos (não importa se em estadual ou não) pelo clube e que ainda seja “amigo” da imprensa. Aliás, que porcaria de imprensa é essa que quando o time perde pergunta se a culpa é dos garotos e quando ganha é culpa da prancheta do Joel? Porque só em blogs vemos pessoas criticarem as substituições e escalações mal feitas?

-A diretoria e a Patrícia Amorim são canceres do clube: A presidente foi eleita por uma margem mínima de votos e precisa manter seus maiores captadores de voto, por isso Veloso, Levy e Léo Rabello (maior financiador de campanha) são muito bem tratados por ela, isso não é coisa de Flamengo, é coisa de qualquer lugar do mundo, ou alguém aí vê Dilma bater no PMDB ou estranha ela ter o Temer como vice? Patrícia não é omissa, se deixa montar para manobrar e se manter no poder, omissos somos nós a torcida!

É isso aí que vocês leram! Os jogadores tão mal por que o treinador é ruim, Coutinho e Jairo não cobram de ninguém e o marketing inexiste, tudo culpa da Patrícia? Uma OVA! Tudo culpa da torcida que permitiu que Patrícia, Edmundo, Marcio e todos os outros sanguessugas estivessem no comando do Mais Querido! Se algum presidente decente houvesse assumido o clube nos últimos 50 anos, teríamos uma estrutura de fazer inveja a Internacional, Atlético Mineiro e São Paulo! E se não houve um é porque a torcida não coloca ninguém honrado e compromissado no poder! E não é necessário jogar bombas ou fazer passeatas, o único modo de fazer algo é se associando, só com o poder de votar podemos mudar as coisas!


Hoje o estatuto do Flamengo é uma porcaria, totalmente ultrapassado, precisa urgente ser reformulado para se ajustar aos novos tempos, algo que nunca acontecerá se contarmos com os atuais sócios, porque esse modelo ajuda/favorece a roubalheira e a manutenção das mesmas famílias no poder. Por causa dos pouquíssimos sócios e, da pequena parcela que vota, Patrícia irá se reeleger, porque ela atendeu a tudo que sua base eleitoral queria: Foi administradora de clube e não presidente do Flamengo. Hoje a sede está revitalizada, o patrimônio está sendo bem cuidado e os sócios que frequentam o clube estão felizes.

Como mencionei antes, o estatuto é ruim, mas ainda nos dá uma pequena esperança, uma frestinha de ar puro que devemos usar para penetrar nas entranhas do clube e arrancar com nossas mãos as pragas que lá habitam. Falo da categoria de sócio Off-Rio cujos detalhes podem ser vistos no site oficial (link direto). Com uma mensalidade de 40 reais, pode ser bem acessível a uma boa parte da torcida e garante direito não só a votar para presidência e conselhos, como também a se candidatar aos conselhos (lugar habitado por, entre outros, o Capitão Léo). Imaginem aí se 100 mil torcedores que amam o Clube de Regatas Flamengo, que vestem a camisa como um manto sagrado, se associarem este ano! Não poderão votar na eleição de Dezembro de 2012, porém poderão votar na outra, com tempo para se organizarem para lançar uma chapa com gente compromissada a fazer o melhor para o CRF e não só para o time.

Esses 100 mil são muito maiores que os meros 6 mil sócios que temos hoje, podem juntos mudar completamente os rumos da nossa Nação, até porque além de votar seriamente, garantindo apoio as pessoas certas para estas governarem, poderão também aprovar um novo, melhor e mais atual estatuto e renderão 4.000.000 de reais aos cofres do clube em mensalidade, totalizando 48 milhões de reais ao ano, muito mais que qualquer patrocinador máster, aliás, se todos nos associarmos poderemos manter nosso manto limpo sem prejuízo aos cofres do clube.

E, para finalizar, algumas ponderações sobre os cofres do clube:

-Não importa se a dívida que temos é gigante, temos que gerar receitas para cobri-las sem que isto prejudique os investimentos do presente. Ou seja, nada de parar de investir nos atletas para poupar dinheiro.

-O sócio Off-Rio, que deveria se tornar Sócio-Torcedor, tem que ser divulgado e precisa-se ampliar e melhorar os planos de benefícios para fazer com que ao menos 70% da torcida se associe nos próximos 10 anos. Isso renderia (usando um valor de 30 reais para a mensalidade e a pesquisa IBOPE de 2010 p/ número de torcedores) 697,2 milhões de reais por mês aos cofres do clube.

-Ronaldinho ganha mais ou menos 300 mil por mês de salário e o restante de direitos de imagem. Graças aos gols e assistências de Ronaldinho estamos na Libertadores hoje, ou não se lembram como o time de Luxemburgo sem Ronaldinho era patético? Se não ganhamos o BR2011 é porque Ronaldinho fez corpo mole no final pra derrubar o técnico, o time era ele quem carregava nas costas. Ou seja, vale estes 300 mil pelo que joga em campo, os direitos de imagem são para exploração de produto, que apesar do que vocês podem pensar, é um sucesso. Todos os produtos com a marca do Ronaldinho venderam muito bem ano passado, o problema é que são poucos e não focam o torcedor que está mais longe, assim como não há ações publicitárias para estes jogos fora do país que poderiam render muito dinheiro. O Marketing é incompetente e o único responsável por não fazer com que por mês Ronaldinho e Love deem lucro suficiente para pagar a folha salarial do time de futebol!

-A novela das 20h da Globo tem um ex-jogador do Flamengo, usa a marca Flamengo, o personagem Tufão usa no dia-a-dia predominantemente roupas com as cores do clube, vendo isto me perguntei: Porque o marketing do Flamengo não cedeu (isso significa dar, gratuidade) roupas da linha casual do CRF para o personagem usar? Isso seria um GIGANTESCO marketing para a linha casual que tem ótimos modelos, mas vendem pouco. Eu, obviamente, fiz meu papel de torcedora e dei a sugestão a ouvidoria pelo site oficial, vejamos se eles tentam dar esse pulo do gato. Fiz a sugestão dia 03/04 e obtive resposta no dia seguinte 04/04:

“Bom dia Nayra, Agradecemos o seu contato. Encaminhamos a sua mensagem ao Marketing para que o mesmo possa fazer os devidos estudos para botar sua idéia em prática. SRN”

Enfim, este foi meu desabafo diante da derrota repugnante de ontem e minha súplica aos torcedores para que se mexam sim, mas do modo certo, se associando! Se quiserem levantar hashtag no Twitter que seja em prol da associação e não de manifestos ou qualquer outra besteira de torcida organizada, que só faz ajudar a esvaziar os cofres do Flamengo.

Saudações Rubro-Negras
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.