sexta-feira, 13 de abril de 2012

E agora, o que nos resta?


Por Náyra Menezes Vieira.


Essa pergunta é de um desânimo que não condiz com nosso calendário. Temos um Campeonato Brasileiro todinho a frente, basta pegarmos o Corinthians ano passado e veremos que podemos tirar bons exemplos. É hora de tomar como lema e COMPROMISSO o que Luiz Antônio disse durante a entrevista, aprender com o fracasso e usar isso para crescer.


Joel Santana vem dando declarações equivocadas em todas as entrevistas, mostra-se incoerente e ineficiente. Diz que erra pouco, valoriza os jovens e se isso fosse verdade, não teríamos sido eliminados tão precocemente, tão pouco veríamos jovens que não cometeram nenhum erro e tinham ótimos números estatísticos, no banco de reservas e sem serem ao menos a 1ª opção. Joel ainda é capaz de dizer que tem que usar o time titular para dar ritmo na Libertadores, porém escala recorrentemente jogadores que não estão inscritos, para que pôr Kleberson, Rômulo, Diego Maurício, ao invés de trabalhar com Camacho, Thomás, Lucas (que não recebeu qualquer chance apesar de ter ido bem nas 2 primeiras rodadas da TG)? Tudo isso é motivo o suficiente para demissão por justa causa, displicência no trabalho e ainda dano ao patrimônio do clube ao se transferir a culpa para os garotos, quando eles não a tinham, baixando o valor de mercado deles.

Então após dar o leme da barca para Joel, quem mais deve ir? Entre jogadores ruins e sacrifícios necessários para dar sobre vida aos cofres, temos:
  1. Willians: É um grande ladrão de bolas, porém um grande perdedor das mesmas, senão bastasse os passes errados, é facilmente desarmado. Deu para fazer faltas estúpidas, sobe para o ataque deixando a defesa desguarnecida e, pelo nome, ameaça o jovem e muito mais competente Muralha. Além disto tudo, vale 3,5 milhões de euros.

  2. David Braz: É pior que Wellinton. Faz faltas desnecessárias e ainda, como acha que é um craque, ao invés de dar o passe simples pro mais perto ou isolar afastando o perigo, tenta passes perigosos cruzando a área, o que pode deixar um ou dois adversários contra o Gonzáles. Seu valor é de cerca de 900 mil euros.

  3. Gustavo: Uma daquelas apostas inexplicáveis de Luxemburgo. Muito pesado, portanto lento, faz faltas duras próximas da área, não tem boa impulsão e não se posiciona bem. Consegue ser pior que David e Wellinton, assim já tinha que ter ido faz tempo! Vale apenas 400 mil euros, mas acho que se mandar pros árabes ou chineses, pode se conseguir mais.

  4. Rodrigo Alvim: O que esse cara inda faz no Flamengo é uma incógnita. Não faz nada bem e tem um valor baixo, 200 mil euros, difícil alguém querer comprar, mas até empréstimo sem reembolso está valendo, portanto que alivie a folha salarial.

  5. Galhardo: Eu poderia dizer que um empréstimo poderia ser o melhor, afinal é jovem e em um clube longe do Rio de Janeiro, onde não tenha uma história e será um garoto brigando por espaço, pode vir a crescer e mostrar bom futebol, mas como vale 400 mil euros e estamos precisando de caixa, pode ser vendido.

  6. Rômulo: Um dos menos valorizados jogadores, valendo apena 150mil euros, porque realmente não joga nada, já passou da hora de ser vendido, até por um pouco menos.

  7. Negueba: Tem que vender o garoto enquanto ainda há mercado. Vale preciosos 750mil euros que realmente precisamos. Foi bem na base, mas não será bom profissional porque além de não conseguir pensar o jogo, ainda é muito fraco fisicamente e cai em qualquer disputa de bola limpa.

  8. Paulo Sergio: Pode ser que dê certo em algum clube, mas não tem futebol pra jogar no Flamengo, tem mais é que ir embora e deixar os 50mil euros no cofre do clube.

  9. Itamar: Se esse cara já conseguiu se resolver com o ex-time, é uma ótima chance pro Flamengo vender, talvez para os árabes, gostam de caras altos e fortes e esse botinudo pode servir pro futebol deles.

  10. Marcelo Carné pode ser emprestado ou vendido, já temos Felipe, Paulo Victor e César, não precisamos de mais um goleiro. Seu valor é de 50 mil euros.

  11. Diego Maurício: Fecha a barca não por não ter bom futebol, mas porque no RJ não vai conseguir ir para frente devido aos maus hábitos, companhias e marra, problemas que já existiam antes de Ronaldinho Gaúcho vestir a 10 do Flamengo. Acredito que ele tem sim talento para ser bom jogador, mas para isso tem que ser emprestado a um clube como os de São Paulo ou do Rio Grande do Sul, acho que o próprio Luxemburgo quereria.

Para quem está perguntando sobre Renato e Maldonado: Ambos têm problemas físicos sérios, não vinham jogando bem e já estão velhos, por muito menos aposentaram o Petkovick, então que usemos um jogo próximo do Flamengo como despedida do Renato e dispensemos o Maldonado, continuando a bancar sua recuperação, mas já sem contrato.

E então quem chegaria em retorno? Como técnico, precisamos de um homem sério, conectado com o estilo europeu não apenas ofensivo, como disciplinador. Sampaoli foi assistente de Bielsa, o mesmo a quem Guardiola tomou como mestre, tem sido vencedor, imprimindo em seus times um futebol tático, ofensivo, que marca bem e mantém a posse de bola, tem moral para por qualquer um no banco e hoje em dia com a marcação cerrada da torcida e imprensa, salários em dia, Patrícia ou diretoria não se oporiam a nomes, talvez a exceção do Love, que é hoje a estrela maior do clube. Ainda a favor do Sampaoli, ganha pouco, menos da metade do salário do Joel, tem um empresário brasileiro para assuntos no Brasil e pode indicar um bom zagueiro na faixa dos 25 anos que virá ganhando cerca de 150mil feliz da vida, a baixo custo e formará uma dupla de zaga incrível com Gonzáles. A língua? Temos no plantel vários jogadores que falam espanhol e poderiam fazer a tradução, o próprio Maldonado poderia ser integrado a comissão técnica para facilitar, seria ótimo professor para Muralha e Luiz Antônio.

E os jogadores para compor o time? Sampaoli iria indicar seus nomes, mas creio que precisaríamos de um bom reserva para Léo Moura (difícil achar titular a baixo preço, creio que teria que ficar para Janeiro), um zagueiro, para volante tudo indica que vem o Cáceres, assim falta apenas um bom meia-armador. Eu me atreveria a tentar o Oscar, jovem, talentoso e precisa jogar para estar na seleção. Com o dinheiro conseguido na barca, poderíamos oferecer 6mi de euros e talvez o Diego Maurício, acho que seria um bom negócio para o São Paulo e poderíamos ceder o Alex Silva pro Internacional em uma compensação, aliás acho que este clube tem uma dívida com o Flamengo, assim como o Grêmio.

Para concluir, meu time hoje para disputar o Brasileirão:

Felipe; Léo M., Gonzáles, Wellinton, Jr. César¹; Muralha, Luiz A., Bottinelli², Ronaldinho; Deivid e Love.

Banco: Paulo Victor, Marllon, Camacho, Thomás, Magal, Lorran³ e Lucas.

Obs.¹: Jr. César não apoia bem, ontem fez um jogo atípico, mas é bom defensivamente. Então a menos que Magal seja tão bom defensivamente, eu ficaria com JC. A explicação para isso vem no esquema tático a seguir.

Obs.²: Bottinelli é um armador razoável e a menos que seja contratado alguém para a função, como o Oscar, ele fica de titular. Seu reserva é Camacho e o de Ronaldinho Thomás.

Obs.³: Lorran está ali enquanto não se confirma o Cáceres ou outro volante. Porém é bom jogador, na linha do Luiz A. e pode seguir o mesmo caminho nos próximos anos.

Agora meu esquema tático, onde em rosa há a posição ofensiva e em azul a defensiva. Notem que reforço a marcação na direita porque Léo Moura demora a voltar e não marca bem, motivo pelo qual deixo Jr. César mais plantado na defesa e dou liberdade ao Luiz A. que tem uma saída de bola bem melhor. Ofensivamente nosso ataque para de ser torto para a esquerda e assim Léo Moura pode ser mais acionado na única coisa que sabe fazer.

Clique na imagem para ampliar
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.