quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Chega de incompetência!


Não há mais espaço para Vanderlei Luxemburgo no Flamengo. Depois de uma temporada decepcionante em 2011 - de postulante ao título para concorrente a uma vaga na pré-Libertadores -, o comandante rubro-negro parece não ter aprendido com os erros do passado e faz um preocupante início de temporada à frente do Mais Querido.

Técnico de currículo respeitável, Luxa claramente perdeu o jeito para treinar. Seus métodos, antes ousados e inovadores, se tornaram obsoletos e extremamente conservadores. Sua covardia na armação da equipe evidencia seu declínio como treinador de futebol.

A derrota de virada para o fraquíssimo Real Potosí serve perfeitamente de parâmetro para demonstrar a falta de capacidade técnica e tática de Luxemburgo. Seria natural entrar com cautela contra um adversário que claramente faria uso da altitude. Mas nada justifica utilizar quatro volantes única e exclusivamente marcadores no meio campo rubro-negro. O resultado da escalação equivocada foi evidente: time sem criatividade, péssimo nos passes e refém de lampejos de Ronaldinho, que não estava em uma noite feliz.

Outro problema crônico da gestão de Luxemburgo no Flamengo é a péssima escolha nas substituições. Invariavelmente, o treinador mexe mal no time. Além de insistir em peças nulas - Negueba é o melhor exemplo - Luxa teima em sacar das partidas os jogadores errados. Deivid parece ser sempre a primeira opção a sair, enquanto Renato Abreu - a âncora do time - raramente é substituído. E não podemos esquecer da descabida escalação - em certos momentos - de Ronaldinho como centroavante, típico pivô. Atitudes inexplicáveis e que só aumentam a insatisfação da torcida, cansada de tamanha teimosia do "pofexô".

Por tudo isso e sem querer entrar na parte extra campo, que prolongaria demais o texto, está mais do que na hora de trocar o comando técnico do Flamengo. Chega de incompetência, de intransigência e de teimosia. O atual elenco rubro-negro é deficiente, isso é fato, mas na minha visão essa fragilidade se acentua pela falta de capacidade de Luxemburgo em utilizar corretamente as peças à disposição. Prolongar essa relação é garantia de fracasso e de dinheiro jogado fora. Chegou a hora de ser enérgico. Basta!

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.