quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Rivalidade à flor da pele


“Clássico é clássico e vice-versa”. A frase de autoria do veterano atacante Jardel obviamente é redundante e equivocada, mas explica perfeitamente o que representa o Flamengo e Vasco deste domingo, no Engenhão, pela última rodada do primeiro turno do Brasileiro 2011.

Normalmente, às vésperas de um jogo importante como esse, é comum uma das equipes ser apontada como favorita para o duelo, por viver momento mais favorável que a outra. Não neste caso. No confronto deste fim de semana, a dupla carioca chega credenciada por bons resultados e em igualdade de condições. Difícil apontar um vencedor.
Impulsionado pela excelente fase vivida por Ronaldinho, o Flamengo parece ter se recuperado da surpreendente goleada sofrida para o Atlético/GO no Engenhão, pelo Brasileiro, e conta com um elenco forte, capaz de fazer bonito nas duas competições que disputa neste segundo semestre: Brasileiro e Sul-americana. De bem com a vida e confiante, o Mais Querido tem pela frente um adversário complicado e tradicional, difícil de ser batido.

Mas se analisarmos apenas os números, a vantagem é do rubro-negro. O Flamengo não perde para o Vasco há dois anos e meio (3v/3e). A última vitória vascaína aconteceu dia 22/03/09, pelo Campeonato Carioca: Vasco 2x0, gols de Elton e Jéferson. Computando apenas o Campeonato Brasileiro, o Vasco não vence o Flamengo há 5 anos, coincidentemente com o mesmo retrospecto (3v/3e). A última derrota do rubro-negro para o rival na competição aconteceu no returno da edição de 2006 (26/10/06), quando perdeu de virada por 3x1, gols de Obina, Abedi, Leandro Amaral e Jean.



A rivalidade entre Flamengo e Vasco aumentou ainda mais com os últimos triunfos rubro-negros. Nos últimos 12 anos, as duas equipes decidiram cinco títulos, com cinco conquistas rubro-negras. O Fla foi campeão estadual derrotando o Vasco nas finais de 1999, 2000, 2001 e 2004 e foi campeão da Copa do Brasil 2006, com duas vitórias sobre o rival nas finais.
- Este ano, o Flamengo foi campeão da Taça Rio derrotando o Vasco nos pênaltis, após empate sem gols. O título do 2º turno acabou também garantindo o título estadual para o Flamengo que já havia conquistado o 1º turno.

Com um Engenhão lotado – a maioria dos ingressos já foi vendida antecipadamente –, o “clássico dos milhões” promete ser um dos jogos mais equilibrados e emocionantes desta 19ª rodada do Brasileirão 2011. Separados por apenas um ponto na tabela de classificação, as equipes seguem forte na briga pelo título da competição, no momento liderada pelo Corinthians.

O futebol carioca vive momento bastante favorável no cenário nacional. Atual bicampeão brasileiro – Flamengo em 2009 e Fluminense em 2010 –, o Rio de Janeiro conta também com o Vasco como campeão da Copa do Brasil 2011. Treze vezes campeão brasileiro desde 1971, quando a competição foi disputada pela primeira vez, o futebol carioca conseguiu três títulos brasileiros seguidos em apenas uma oportunidade, nos anos de 1982 e 1983 com o Flamengo e 1984 com o Fluminense. A caminhada é longa, mas os times cariocas parecem fortes candidatos ao título deste ano. Quem sabe o filme não se repete em 2011, com um certo heptacampeonato?


Pablo dos Anjos

Twitter: @PabloWSC
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.