segunda-feira, 22 de agosto de 2011

10 viradas inesquecíveis na história do Flamengo!


Saudações rubro-negras!

Estava com essa ideia há tempos, mas só agora resolvi colocar aqui. São dez viradas inesquecíveis do nosso time. Aquele jogo em que contávamos com a derrota, ou estava difícil, mas viramos e sentimos mais orgulho dessa camisa.

São 10 jogos, entre 2004 e 2011. Espero que todos gostem. Apenas uma ressalva: foi difícil escolher, então se faltar algum, comente! Nos diga qual foi sua virada inesquecível! E considerem o fato da pessoa que vos escreve ter apenas 22 anos. Espero que gostem e se arrepiem, assim como eu nesse momento.


PS.: OS JOGOS ESTÃO LISTADOS NA ORDEM CRONOLÓGICA! OU SEJA, DE 2004 ATÉ AGORA...



FLAMENGO 4X3 FLUMINENSE - 01/02/2004 - CAMPEONATO CARIOCA


Era apenas a terceira rodada da Taça Guanabara, mas o jogo já valia e muito. Flamengo ainda montando a equipe e com Felipe (hoje no Vasco) em ótima fase. Já o Fluminense, montava um super elenco, entre eles, Romário, que quase acabou com o jogo. Quase...

Isso porque no Flamengo tinha um lateral esquerdo chamado Roger. Mas falaremos dele daqui a pouquinho.
60 mil pessoas viram um grande jogo de futebol, digno dos Fla-Flus mais inesquecíveis. O primeiro gol saiu com o atacante Jean, que aproveitou chutão do goleiro Júlio César e passe de Felipe pra abrir o placar. Mas nem deu tempo do mengão comemorar, pois dois minutos depois, Romário recebeu ótimo passe de Ramon, tirou dois num toque só e chutou cruzado, sem chances para Júlio César. No segundo tempo o jogo pegou fogo de vez, com o Fluminense abrindo 3x1. Primeiro com Romário, após pênalti de Fabiano Eller em Leonardo Moura e depois com o zagueiro Rodolfo, após passe de Romário. O baixinho, que completava 38 anos na semana do clássico, foi substituído minutos depois e tinha tudo pra ser o nome do clássico. Tinha...

Porém apareceu Roger, lembram dele? O lateral apareceu e virou o nome do jogo. Mas quem começou a reação foi Felipe, que fez grande partida. O camisa 10 chutou de fora da área e de pé direito e acertou o cantinho de Kléber. Dois minutos depois, Roger apareceu! o camisa 6 recebeu cruzamento de Rafael e empatou o jogo numa bela cabeçada. E quatro minutos depois, mais um de Roger, que recebeu passe na medida de Felipe e "fuzilou" o gol, virando o jogo, pra euforia dos rubro-negros.

A virada não só foi importante para o time, que assumiu o primeiro lugar do grupo, como foi pro lateral, que tinha sido muito vaiado no jogo anterior. Meses depois o time foi campeão estadual, com Roger como um dos grandes destaques.


TIME: Júlio César, Rafael, Júnior Baiano, Fabiano Eller e Roger; Da Silva (Jônatas), Ibson, Fábio Baiano e Felipe; Jean (Igor) e Rafael Gaúcho (Flávio). TEC.: Abel Braga







FLAMENGO 2X1 CORINTHIANS - 31/10/2007 - CAMPEONATO BRASILEIRO


Lembram daquela reação do Mengão em 2007? Um dos grandes jogos do time naquele campeonato foi contra o Corinthians.
Após um péssimo primeiro turno, onde ficou na zona do rebaixamento, o time reagiu no segundo turno, graças a chegada de Joel Santana, reforços pontuais e um apoio incondicional da torcida, que lotou todos os jogos do time no Maracanã. Num desses jogos, o time recebeu o Corinthians em crise, na iminência do rebaixamento (fato que ocorreu jogos depois) e querendo "calar" o Maraca.

O jogo começou truncado, com o Corinthians marcando muito e apostando nos contra-ataques com os jovens Dentinho e Lulinha, que em um deles, arrancou em velocidade, passou fácil pelo marcador e cruzou pra Finazzi abrir o placar.
O gol não abalou os rubro-negros, que continuou jogando bem. A torcida parecia dopada e não parava de cantar, impedindo que a torcida paulista mandasse no estádio. Tal pressão resultou no empate do último lance da primeira etapa: Maxi recebeu na entrada da área, tocou pra Souza, que ajeitou de calcanhar na boa pra Ibson bater no canto direito de Felipe. Empate e alívio no "Maior do mundo".
Joel Santana não mexeu no time no intervalo, mas o time voltou mais vibrante, porém o gol não saía. Até que o Natalino pôs o meia Roger, que saiu do time paulista meses antes. O camisa 17 recebeu passe de Juan, passou pelo zagueiro e soltou uma bomba pra virar o jogo, aos 30 minutos. Festa dos quase 70 mil rubro-negros no estádio e quinta vitória seguida do Mengão, que chegou na terceira colocação no fim do campeonato. Já o Corinthians, todos sabem o final...


TIME: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim (Rodrigo Arroz) e Juan; Jaílton, Cristian, Toró e Ibson; Maxi (Roger) e Souza (Obina) TEC.: Joel Santana






FLAMENGO 3x1 BOTAFOGO - 04/05/2008 - CAMPEONATO CARIOCA


Segundo jogo da final do estadual e o time vencera o primeiro jogo por 1x0, gol do xodó Obina e jogava pelo empate. Mas o Flamengo saiu perdendo no primeiro tempo com gol de falta de Lúcio Flávio, com uma falha bisonha do goleiro Bruno, na época completando 100 jogos pelo time. O primeiro tempo terminou com o Botafogo melhor.

Na segunda etapa Joel Santana voltou com 2 atacantes (Obina e Diego Tardelli) na vaga de 2 meias (Cristian e Ibson) e o time foi com tudo para o ataque. Com isso o gol saiu logo aos 3 minutos. Juan cobrou falta, Obina desviou de cabeça e empatou o jogo.
Incendiado pela torcida e com um a mais em campo (zagueiro do Botafogo foi expulso), o time conseguiu a virada com Diego Tardelli, aproveitando contra-ataque e mais um passe de Juan. Nos acréscimos, Diego Tardelli arrancou do meio campo, avançou em alta velocidade e só rolou pra Obina garantir o 30º título estadual e entrar de vez nos corações dos rubro-negros.


TIME: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian (Obina), Toró e Ibson (Diego Tardelli); Marcinho (Kléberson) e Souza TÉC.: Joel Santana






FLAMENGO 2X1 SPORT - 27/09/2008 - CAMPEONATO BRASILEIRO



Jogo válido pela 27ª rodada do brasileirão. Flamengo vinha de vitória, estava em boa fase e colocou 40 mil pessoas no Maracanã. Chovia demais no Rio de Janeiro e isso atrapalhou os times na primeira etapa.

Porém no segundo tempo o jogo pegou fogo, porém o time saiu atrás no placar. Com 9 minutos, Roger abriu placar pros pernambucanos, aproveitando escanteio e saída bisonha de Bruno. O Mengão não desistiu, foi pra cima, começou a perder gols e Caio Júnior colocou o time pra frente, tirando Ibson e colocando Vandinho, que viraria o herói da noite.

Com três atacantes o jogo se transformou em ataque contra defesa e tanta pressão resultou no empate aos 36 minutos. Juan tocou pra Vandinho, que dominou de costas e deu lindo passe pro lateral, na cara do gol, empatar o jogo. Mas o Mengão não parou por aí e conseguiu a incrível virada aos 44 minutos: Escanteio curtinho, Marcelinho Paraíba levanta, a zaga do Sport não corta e o "iluminado" Vandinho toca de cabeça, virando a partida e mantendo viva a esperança do Flamengo pelo título! Um prêmio a raça da equipe, que não desistiu nunca e aos 40 mil flamenguistas, que torceram muito debaixo de um temporal.


TIME: Bruno, Jaílton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Kléberson, Ibson (Vandinho), Éverton (Sambueza) e Juan; Marcelinho Paraíba e Josiel (Obina) TÉC.: Caio Júnior







FLAMENGO 2x1 SANTOS - 26/07/2009 - CAMPEONATO BRASILEIRO


Um jogo marcante para a torcida flamenguista! Eram 4 jogos sem vencer e o então técnico Cuca tinha acabado de ser demitido. Andrade assumiu interinamente e tinha um objetivo: fazer com que a equipe voltasse a vencer na Vila Belmiro após 33 anos. Desde 1976 o time ia pro estádio e voltava sem os três pontos.

O time entrou num 3-5-2 bem cauteloso, apostando em Emerson e Adriano lá na frente. O primeiro tempo foi bem insosso, ficando num 0x0 bem sem graça.
O jogo melhorou e muito na segunda etapa. Andrade colocou o time pra frente e o time realmente melhorou, mas não esperava sofrer o gol aos 24 minutos. Robson recebeu na entrada da área e chutou no canto esquerdo de Bruno.
Por incrível que pareça, o gol não abalou os rubro-negros. Andrade pôs o jovem Bruno Paulo (aliás, por onde ele anda?) no lugar de Toró e fez o time ficar com 3 atacantes. Mas se a fase não era das melhores, Adriano estava inspirado! O imperador chamou a "responsa" e empatou o jogo num chutaço de fora da área, com muito efeito, que "matou" o goleiro santista, aos 32 minutos.
Mas ainda tinha tempo de fazer história! o time continuou atacando e conseguiu a virada histórica aos 42 minutos. Bruno Paulo recebeu na direita, cruzou rasteiro e Pará, sozinho, colocou pra dentro, marcando gol contra. O time se segurou e conseguiu a vitória, comemorando como se fosse um título.
Foi o jogo da efetivação de Andrade. O "Tromba", que assumiu numa semana complicada, com demissão, time em posição ruim e com a morte do ídolo Zé Carlos, se superou e levou o time ao Hexa brasileiro! Lembrando que esse foi o milésimo jogo do time em Campeonatos Brasileiros.


TIME: Bruno, Welinton, Aírton e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Willians, Toró (Bruno Paulo), Kléberson e Éverton; Émerson (Fierro) e Adriano. TÉC.: Andrade





FLAMENGO 2X1 SÃO PAULO - 10/10/2009 - CAMPEONATO BRASILEIRO


Mais um jogo na campanha do Hexa. O time estava em ascensão no campeonato e não perdia há 7 jogos. Além disso, enfrentava o São Paulo em ótima fase e sem Adriano, que estava na seleção. Mas o Flamengo sempre se supera...

Andrade colocou um time ofensivo e fez uma troca interessante pelo lado esquerdo: colocou o meia Everton na lateral e o lateral Juan no meio campo. Explica-se: o lateral voltava de longo tempo de lesão e poderia sentir a falta de ritmo.

O primeiro tempo todo do Flamengo, que perdeu inúmeras chances. Rogério Ceni salvou o São Paulo em chutes de Denis Marques, Everton Silva e do próprio Juan. Angelim acertou a trave no fim do primeiro tempo e o zagueiro são paulino tirou um gol praticamente certo quase em cima da linha. Pois é, sufoco rubro-negro, mas quem fez o gol foi o tricolor paulista. No único lance de ataque, Dagoberto deu um lançamento sensacional pra Hernanes, que tirou o goleiro Bruno e abriu o placar na metade da primeira etapa.

Na segunda etapa o Flamengo manteve a pegada e Andrade fez duas modificações importantes na equipe: colocou Toró e Bruno Mezenga. E os dois tiveram participações na virada. O volante sofreu pênalti de Jorge Wágner na metade do segundo tempo. Petkovic bateu o primeiro pênalti, mas Ceni defendeu. Mas pra nossa sorte o árbitro mandou voltar e na segunda cobrança, Pet foi de uma frieza espantosa e mandou uma "cavadinha" no meio do gol, empatando o clássico.
Aí a torcida inflamou né, amigo?! O Flamengo foi pra cima e conseguiu a virada aos 35 minutos. Aí apareceu Mezenga, que começou a jogada ajeitando lindamente de peito pra Petkovic, que deu um passe de craque pra Zé Roberto, livre, chutar de canhota e virar o jogo.
Depois foram quase 15 minutos só se segurando. O São Paulo chegava com tudo e o Flamengo era só chutão. Álvaro e Éverton saíram de campo machucados, mas o time conseguiu a vitória, que o colocou de vez como um dos candidatos ao título.


TIME: Bruno, Éverton Silva, Álvaro (Welinton), Ronaldo Angelim e Éverton; Maldonado, Willians, Juan (Toró) e Petkovic; Zé Roberto e Denis Marques (Bruno Mezenga). TÉC.: Andrade




FLAMENGO 2X1 GRêMIO - 06/12/2009 - CAMPEONATO BRASILEIRO


Talvez a vitória mais sofrida e marcante da história do Flamengo nos últimos anos. Afinal, foi o jogo que deu o sexto título ao rubro-negro.

Última rodada do brasileirão daquele ano. O Flamengo conseguiu chegar a liderança na penúltima rodada e uma vitória faria o time voltar a conquistar o título nacional, após 17 anos.
Mas o time estava nervoso, querendo chegar logo ao gol. Adriano participou muito dos primeiros minutos, perdendo boas chances. Mas quem saiu na frente foi o time reserva do Grêmio. Cobrança de escanteio de Douglas, a zaga rubro-negra ficou olhando e Roberson desviou no canto direito de Bruno, calando os quase 90 mil flamenguistas no Maraca.

O Flamengo sentiu o gol. Começou a tocar pro lado sem objetividade e o Grêmio por sua vez se defendia com os 10. O lado direito era o mais forte e foi ali que o Flamengo construiu as melhores chances na primeira etapa. E foi assim que o time "achou" o gol de empate. Aos 30 minutos, Petkovic cobrou escanteio aberto, Aírton desviou de cabeça pra cima, Adriano dividiu com o adversário e a bola ficou limpa pra David chutar forte e empatar. Alívio para os rubro-negros, que tinham mais 45 minutos pra fazer um gol. O gol do título!

No segundo tempo o jogo virou ataque contra defesa. Pro Grêmio o empate estava de bom tamanho e por isso o Mengão foi pra cima e começou a perder chances. Adriano não estava com o pé calibrado, Léo Moura teve ótima chance de marcar. Até Aírton quase marcou e virou herói.
Mas a virada veio e com um herói improvável: Ronaldo Angelim! o zagueiro aproveitou escanteio de Petkovic aos 24 minutos e entrou pra história ao marcar o gol do título! festa dos milhões de rubro-negros espalhados por todo o mundo.
Do gol até o apito final foram mais 25 minutos. Porém os 25 minutos mais longos de nossas vidas. Mas o título era nosso e tinha que sofrido, afinal...tudo pro rubro-negro é mais difícil!

TIME: Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Aírton, Toró (Éverton), Willians e Petkovic (Fierro); Zé Roberto (Kléberson) e Adriano. TÉC.: Andrade




FLAMENGO 5X3 FLUMINENSE - 31/01/2010 - CAMPEONATO CARIOCA


Era o primeiro grande jogo do time após o título brasileiro. O Flamengo contava com Adriano e Vágner Love no ataque. O Fluminense com um time aguerrido, que ficou famoso por se livrar do rebaixamento, que parecia certo. E é claro: Maracanã lotado!
O tricolor começou com tudo e abriu 2x0 com Alan (aproveitando bobeira da nossa zaga) e Conca (cobrando pênalti). O Flamengo diminuiu no fim do primeiro tempo com Adriano, batendo pênalti sofrido por Juan. Detalhe: tinha sido o primeiro gol sofrido pelo Flu na temporada. Nem deu tempo do Mengão respirar e os caras fizeram o terceiro com Cássio, após cobrança de escanteio.

Andrade voltou na segunda etapa com Vinícius Pacheco no lugar de Pet (que quase saiu do clube após esse jogo) e Willians na vaga do inoperante Fernando. O time voltou com tudo e empatou com dois gols relâmpagos: com Vagner Love, após escanteio curtinho e bobeira da defesa tricolor e Kléberson, após jogadaça de Vinícius Pacheco pela direita.
A torcida tricolor calou e a rubro-negra cresceu, mas a expulsão de Alvaro foi um balde de água fria. O Fluminense foi pra cima, mas esqueceu dos contra-ataques e também que o nosso time tinha Adriano e Love. A virada num lindo gol. Jogada individual de Love, que tocou pra Pacheco deixar o Imperador na cara do gol e virar o jogo. Delírio no Maraca! que virada, que raça!
Mas ainda tinha a cereja do bolo! no finalzinho, Willians lançou o camisa 10, que sozinho, invadiu a área e com uma frieza espantosa, desviou do goleiro Rafael e marcou o quinto. Pronto! o Maraca explodiu de vez! o Imperador estava de volta! não só ele, como aquele time campeão brasileiro também.

TIME: Bruno, Fierro (David), Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Fernando (Willians), Kléberson e Petkovic (Vinícius Pacheco); Vágner Love e Adriano. TÉC.: Andrade







FLAMENGO 2X1 GRÊMIO PRUDENTE - 15/09/2010 - CAMPEONATO BRASILEIRO


Dramático! assim pode se dizer que foi o jogo em Presidente Prudente. O Flamengo não vencia há 7 jogos e visitou o lanterna Prudente, virtual rebaixado.

O time do Flamengo vinha mal, sem vontade e conseguiu sair atrás no placar, com gol de Adriano Pimenta, no último lance da primeira etapa. Na segunda etapa, Silas colocou Petkovic na vaga de Corrêa e o time voltou ficou mais ofensivo e com um a mais (Pimenta foi expulso após o gol por levantar a camisa). O time foi pra cima, mas afobado, não conseguia chegar ao gol. Silas apostou em Diego Maurício na vaga de Kléberson e o time ficou com 3 atacantes.

O curioso foi a última mudança: Silas tirou Renato e pôs Maldonado, deixando o time mais defensivo. E foi Maldonado quem participou da jogada do primeiro gol, dando passe pra Diego Maurício dominar, driblar facilmente o zagueiro chutar de bico, sem chances ao goleiro Giovanni. Esse gol quebrou um jejum de 1110 minutos sem um atacante balançar as redes adversárias.
O time foi pra frente e chegou a incrível virada aos 49 minutos. Escanteio de Pet, a zaga afasta pro meio da área, Toró bate bonito e acerta o cantinho esquerdo, virando um jogo incrível!
Foi a única vitória do técnico Silas em dez jogos comandando a equipe rubro-negra.

TIME: Marcelo Lomba, Leonardo Moura, Jean, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Toró, Corrêa (Petkovic), Kléberson (Diego Maurício) e Renato (Maldonado); Diogo e Deivid. TÉC.: Silas Pereira






FLAMENGO 5X4 SANTOS - 27/07/2011 - CAMPEONATO BRASILEIRO


Virada mais recente e talvez a mais difícil da história rubro-negra, o Flamengo venceu de maneira heroica o badalado time do Santos, campeão da libertadores e completinho, com direito a Ganso, Neymar e a estreia do ídolo rubro-negro Ibson.

O jogo não poderia ter começado pior pros flamenguistas. Em 25 minutos, o Santos abriu 3x0, com dois gols de Borges e um golaço de Neymar. Na boa, um dos gols mais bonitos que vi na vida. Mas como diria Ronaldinho: "Flamengo é Flamengo!" e o time não desistiu. Mesmo com um gol bisonhamente perdido por Deivid, o time foi à luta e diminuiu com Ronaldinho, aproveitando cruzamento de Luiz Antônio. Três minutos depois Thiago Neves marcou o segundo, escorando de cabeça o cruzamento de Leonardo Moura.
Quando tudo parecia certo pra um empate, eis que surge um pênalti contra o Flamengo. Até que Elano foi pra bola e recuou pro goleiro Felipe, que debochou do santista, fazendo embaixadinhas. E o primeiro tempo não parou. Deu tempo do contestado Deivid empatar aos 43 minutos.

Preocupado com Neymar, Luxemburgo sacou Welinton - que tinha amarelo - e colocou David Braz. Mas nada parava o camisa 11, que desempatou a partida logo aos 5 minutos da etapa final em mais um belo gol.

Até que Ronaldinho resolveu entrar na brincadeira! o camisa 10 fez grande partida, chamou a responsabilidade e resolveu a parada. Aos 22 minutos fez linda jogada e sofreu falta. O craque bateu falta com maestria, rasteirinho, enganando barreira e goleiro e empatando em 4x4. Mas ainda tinha mais! Após contra-ataque, Thiago Neves deixou o "R10" na boa, pra tocar na saída do goleiro Rafael e virar um jogo que parecia improvável. Dava até pra ter feito o sexto, mas Thiago Neves perdeu mais um gol inacreditável, porém nada que atrapalhasse uma das viradas mais incríveis da história do nosso time.


TIME: Felipe, Leonardo Moura, Welinton (David Braz), Ronaldo Angelim e Júnior César; Willians, Luiz Antônio (Bottinelli), Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid (Jean). TÉC.: Vanderlei Luxemburgo





OBRIGADO A TODOS QUE LERAM! QUEM PUDER, COMENTE! DIGA QUAL FOI SUA VIRADA INESQUECÍVEL OU CITE OUTRAS! QUEM SABE NÃO PINTA UMA SEGUNDA PARTE! ATÉ QUALQUER HORA...


 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.