quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Garotada em foco


Embalado pela excelente fase vivida pelo Flamengo nesta temporada 2011, o técnico Vanderlei Luxemburgo vem, aos poucos, promovendo jogadores da base no elenco profissional rubro-negro. Outrora celeiro de grandes jogadores, o clube passou um longo período sem destaque nas categorias de base, mas parece ter atentado para o fato de que não há caminho melhor para o sucesso.

Famoso por revelar excelentes jogadores – Djalminha e Marcelinho Carioca são alguns exemplos – o Flamengo tem, esse ano, uma ótima oportunidade de voltar a ser referência na revelação de bons atletas formados no clube. E nada melhor que lançar esses moleques com um time acertado, vivendo bom momento e recheado de nomes consagrados.



São inúmeros os casos de atletas jovens lançados no elenco profissional na chamada fogueira, como solução para os problemas. Invariavelmente, o resultado é catastrófico. E não é pra menos. Como depositar em garotos ainda em formação, o futuro de uma equipe profissional? Não faz sentido algum. O mais inteligente é inserir os meninos no time de cima gradativamente, sem queimar etapas.

E nesse aspecto, Luxemburgo é craque. Treinador tarimbado e bastante experiente, Luxa tem olhar clínico no que diz respeito às jóias da base. Não custa lembrar que foi com o treinador que o fenômeno Neymar se destacou no Santos. No atual elenco rubro-negro, vários jogadores já receberam oportunidades. O zagueiro Welinton tem 93 partidas na equipe principal. Negueba, apesar de franzino, conquistou a confiança de Luxa com dribles insinuantes e muita ofensividade, se tornando uma excelente opção para o decorrer das partidas. Galhardo é apontado pelo próprio Léo Moura, como seu sucessor na lateral direita. Isso sem contar com o habilidoso volante Luiz Antônio, que passou de desconhecido para um titular em potencial, suprindo eventuais e prováveis ausências de Airton e Willians.

Fora os já citados acima, Luís Philipe Muralha, Lohan, Thomás, João Vitor e Cesar também costumam treinar e, em algumas ocasiões, jogar no time de cima. Outro que merece destaque é o goleiro Paulo Vítor, reserva de Felipe e que tem muito potencial. Na contramão das promessas, Diego Maurício parece cada vez mais distante da Gávea. Jogador veloz, mas extremamente indisciplinado taticamente, Drogbinha, como é chamado pelo grupo, não encanta Luxemburgo, que claramente não admira o futebol do menino. Com mercado internacional, Diego Maurício parece ter os dias contados no Flamengo.

Além de tudo isso, o Flamengo trata com muito carinho aquele que é apontado pela grande maioria, como o grande craque rubro-negro no futuro: Adryan. Adolescente de apenas 17 anos, recém feitos no início de agosto, Adryan é figurinha fácil em todas as seleções brasileiras de base. Visto com bastante expectativa pelos profissionais do clube, Adryan disputou apenas uma partida amistosa pelo Flamengo, mas já é cobiçado por gigantes europeus, como Manchester United.

Como se não bastasse a excelente fase, o Flamengo ainda conta com jogadores de alto nível no time titular – Ronaldinho e Thiago Neves como principais – o que facilita e muito na aclimatação dos mais jovens, que chegam ao grupo principal respaldados por atletas consagrados, experientes e que passam tranqüilidade para os meninos. Com uma equipe sólida e brigando por títulos, o Flamengo tem um caminho promissor à frente, basta manter os pés no chão e continuar trabalhando com seriedade.

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC

 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.